O Instituto Real Big Data divulgou hoje (16) pesquisa encomendada pela TV Record e deu o previsto. O governador Ratinho Junior (PSD) lidera isolado com 52%, com o seu adversário Roberto Requião com 18% das intenções de votos. O levantamento mostra que o governador conseguiu crescer 9% e se consolidar na liderança, com a possibilidade de vencer no primeiro turno.
Quatro candidatos aparecem com 1%: Ricardo Gomyde (PDT), Professor Ivan (PSTU), Ângela Machado (PSOL) e Vivi Motta (PCB). Solange Bueno (PMN), Joni Correia (DC) e Adriano Teixeira (PCO) não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 13%, mesmo índice dos que não souberam ou não responderam. Nos votos válidos, o atual governador atingiu 71%, contra 29% na soma dos demais candidatos.
A pesquisa da Real Time Big Data também perguntou aos entrevistados sobre rejeição, ou seja, em quem os eleitores do Paraná não votariam na disputa pelo governo. Em primeiro lugar neste ranking aparece o representante do PT, Roberto Requião, com 41%.
Para o Senado, Sérgio Moro (União Brasil) aparece a frente, com 30%, seguido por Alvaro Dias (Podemos), com 27%, e Paulo Martins (PL), com 8%. Aline Sleutjes (PROS) e Rosane Pereira (PV) têm 2% cada, enquanto Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN) aparecem com 1%. Roberto França (PCO) não pontuou.
Foram ouvidos 1.500 eleitores do Paraná por telefone entre os dias 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-06612/202.