Pular para o conteúdo
POLÍTICA

Ratinho Junior aparece em segundo em pesquisa para corrida presidencial

13/10/2023
ratinho

A próxima eleição presidencial ainda está longe, no entanto, o xadrez já está sendo movimentado. O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira (13), uma avaliação com vários cenários. Em um deles, numa disputa estimulada, o governador Ratinho Junior aparece em segundo lugar, com 12,8% das intenções de voto, atrás do presidente Lula, com 21%.  Na sequência aparecem Ciro Gomes, com 9,2%, Simone Tebet (8,7%) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, com 4,1%. Nesse cenário, 6,4% dos entrevistados ainda não sabe em quem votar e 21% declarou que votaria em branco.

 

 

Quando o instituto aumenta a abrangência e coloca vários nomes, Ratinho Junior acaba dividindo votos com políticos com o mesmo estrato eleitoral. É nesse cenário, por exemplo, que aparece o senador Sergio Moro, que numa eventual disputa acabaria disputando o voto do mesmo eleitorado. Moro teria 6,7% das intenções e Ratinho Junior 4,6%.

 

 

Os dois são lembrados, também, na pesquisa é espontânea, quando não são indicados nomes ao entrevistado. Ambos aparecem com 0,1%.

 

 

O presidente Lula aparece na frente em todos os cenários pesquisados pela Paraná, inclusive na espontânea, quando o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro é lembrado pelos entrevistados. Lula teria 22,1% da preferência do eleitorado, enquanto Bolsonaro surge em segundo, com 14,3%. O ex-presidente, no entanto, encontra-se hoje inelegível.

 

Avaliação Lula

O instituto pesquisou, pela segunda vez, a satisfação do brasileiro com o governo do presidente Lula. Na primeira pesquisa, em maio deste ano, os entrevistados que consideravam a administração do petista como ótima chegavam a 15,8%. Na pesquisa divulgada hoje esse índice caiu para 13%.

 

Os que consideravam boa eram 23,9%. Agora são 25,2%. Regular: 24,9% contra 25,7% hoje.

 

A rejeição aumentou. 7% dos entrevistados da primeira pesquisa consideravam o governo ruim e 25,7% péssimo. Hoje são 8% e 27,1% respectivamente.

 

De um modo geral, a aprovação a Lula chega hoje a 51,6%, avalia a Paraná Pesquisas, enquanto a rejeição está em 43,7%. 4,7% não souberam opinar.

 

 

Metodologia

O trabalho de levantamento dos dados foifeito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais,  em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro de 2023, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas. Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

 

Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 864 entrevistas, 4,3 pontos percentuais para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 550 entrevistas, 5,7 pontos percentuais para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 313 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 293 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *