Na manhã desta quarta-feira (13), foi realizada a solenidade de formatura de 362 novos policiais militares que participaram do Curso de Formação de Praças da PM. Os agentes vão reforçar o efetivo do 2º Comando Regional da Polícia Militar (PM), responsável pelo policiamento em toda a região de Londrina.
O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Moringão e contou com a presença do governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior; do prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça; e do comandante-geral da PM do Paraná, coronel Jeferson Silva. Também compareceram prefeitos das cidades da região, deputados federais e estaduais, vereadores, policiais militares, outras autoridades e a comunidade.
Ao todo, mais 2.482 PMs passam a reforçar a segurança pública em todo o Paraná nesta semana, na maior contratação da história da corporação. Do total dos novos soldados, 20% são mulheres, um marco para a corporação, já que é o maior número de mulheres que concluíram o curso de formação de praças na história da PM no Paraná.
Os quase 2.500 novos PMs participaram do Curso de Formação de Praças entre agosto de 2022 e maio deste ano. A capacitação foi destinada aos candidatos aprovados no concurso público iniciado em 2020, pela Secretaria de Estado da Segurança (Sesp-PR), e os agentes foram convocados em 2022. Foram 1.500 horas-aula, realizadas em 44 núcleos de ensino em todo o estado. Os formandos também passaram por instruções, operações e estágios operacionais.
O governador Ratinho Júnior enfatizou que se trata de um grande investimento em capital humano, pois esta é uma das maiores contratações da história da PM do Paraná. “Ontem nós formamos, em Curitiba, 1.500 soldados que vão atuar na região de Ponta Grossa, Campos Gerais e litoral. Hoje, aqui em Londrina, são mais 362 profissionais, homens e mulheres. Sabemos que segurança pública se faz de duas maneiras, com capital humano, que é a presença física do policial, e investimento em tecnologia e novos armamentos”, afirmou.
Com relação à estratégia de modernização da segurança púbica do estado, o governador informou que foi iniciada a entrega de 800 novas viaturas para a PM, 900 novas viaturas para a Polícia Civil, mais de 20 mil pistolas italianas para toda a tropa, e dois helicópteros, que são os mais modernos da América do Sul, e vão atuar em diversas regiões do estado. “Agora, faremos a compra de mais 1.000 fuzis para dar amparo de equipamento. Os índices de violência no Paraná têm caído muito, drasticamente, fruto desta estratégia. Hoje, temos delegados em todas as comarcas, e fazia mais de 10 anos que isso não acontecia; contratamos mais de 150 delegados, 400 policiais civis, e mais de 500 profissionais para o Corpo de Bombeiros”, frisou.
O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, agradeceu a presença do governador Ratinho Junior e das outras autoridades em Londrina, deu boas-vindas aos novos soldados, e agradeceu aos seus familiares pela presença. “Londrina agradece por tudo que está acontecendo aqui. A Polícia Militar é fundamental para a segurança pública do nosso país, por isso agradeço a cada um desses formandos por agora fazer parte desta corporação que tanto nos honra”, expôs.
O secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, contou que a distribuição dos novos soldados do 2º Comando Regional da Polícia Militar foi feita de forma técnica, primeiro obedecendo ao edital do concurso e alocando policiais nos municípios onde não havia policiamento. “Para os próximos dias, haverá algumas adequações, os policiais já estão se apresentando para começar a atuar. Teremos policiamento em todo o estado, isso não existia, pois havia policiamento, mas era compartilhado, ou seja, era feito em dois municípios. Agora não, cada município terá o seu efetivo”, disse.
Leia outras notícias no HojePR.