O Dia dos Namorados é uma das datas mais românticas do ano, mas em 2022 cairá em um domingo, dia que normalmente restaurantes já estão bastante cheios com o movimento normal desse dia. Então, que tal fazer um almoço ou jantar romântico para você e seu amor? Além de menos custoso, também mostra uma atenção a mais à pessoa amada.
Mas antes, vamos de um pouco de história. Como já é de conhecimento de muitos, a tradição de comemorar o Dia dos Namorados remonta há muitos milênios e sua origem tem muitas histórias. Na maior parte dos países é comemorado em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, sendo que sua associação com o amor e o romantismo veio no final da Idade Média, quando o bispo Valentim, desobedecendo ordem do imperador romano Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, continuou celebrando casamentos até ser descoberto e condenado à morte.
No Brasil, no entanto, a data foi criada pelo publicitário João Doria – pai do ex-governador de São Paulo – que em 1949 trouxe a ideia do exterior e escolheu o dia 12 de junho por ser o dia anterior ao dia de Santo Antônio, Santo português com fama de casamenteiro. A primeira campanha de Doria para o Dia dos Namorados de 1949 era: “não é só com beijos que se prova o amor”.
Nesse espírito, que tal provar seu amor preparando um risoto de palmito fácil e descomplicado? Vamos à receita:
Ingredientes
(serve 4 pessoas)
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (arroz típico de risoto)
– 1 cebola média picadinha
– ½ xícara (chá) de vinho branco seco
– 1 cubo de caldo de legumes dissolvido em 1,5 l de água quente – deixe fervendo em fogo baixo enquanto faz o risoto
– talo de alho poro cortadinho em rodelas finas
– 1 vidro de palmito picado
– 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
– 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
– sal e pimenta do reino a gosto
– 1 ramo de cheiro verde picadinho (opcional)
Preparo
Numa panela alta, despeje o azeite e frite a cebola. Em seguida acrescente o arroz e frite até que todos os grãos fiquem bem branquinhos. Acrescente o vinho e mexa bem para envolver todos os grãos e deixe secar.
Regue com duas conchas de caldo e quando essas secarem acrescente o alho poro picado. Continue regando com uma a duas conchas de caldo por cerca de 15 minutos e então acrescente o palmito e continue acrescentando o caldo de legumes até que o arroz esteja cozido e o palmito esteja macio. Mas cuidado para não ficar macio demais e não secar totalmente o caldo!!!
Quando estiver pronto, corrija o sal e a pimenta. Desligue o fogo e acrescente a manteiga e o queijo ralado e mexa bem. Sirva a seguir.
Se optar por colocar o cheiro verde picadinho, esse é o momento. O risoto deve estar cremoso e molhadinho.