Pular para o conteúdo
PROGRAME-SE

Ruínas de São Francisco recebe a primeira edição do Largo das Óperas

25/11/2024

A ópera vai tomar conta de Curitiba a partir da próxima quinta-feira (28), quando acontece no anfiteatro das Ruínas de São Francisco, a primeira edição do Largo das Óperas. O evento inédito faz parte da programação oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 e terá nove apresentações das consagradas óperas de compositores italianos La Bohème, de Giacomo Puccini; La Traviata, de Giuseppe Verdi e O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e ao centenário de morte de Giacomo Puccini.

Com entrada gratuita, os espetáculos acontecem até o dia 8 de dezembro. De segunda a sábado, as exibições iniciam às 20h e no domingo às 19h. A duração aproximada de cada ópera é de uma hora e quinze minutos.

Realizado pela ONG Unicultura, o Largo das Óperas conta com a direção musical e regência do maestro Roberto Ramos e a direção de cena da professora e cantora lírica Denise Sartori. Ao todo, mais de quarenta profissionais estão envolvidos na produção da primeira edição do Largo das Óperas entre cantores e cantoras líricas, coralistas, músicos, cenógrafo, figurinista, técnicos de palco, produtores, comunicadores, entre outros.

Para o idealizador e produtor do Largo das Óperas, Ricardo Trento, a ideia é democratizar o acesso a este estilo musical clássico. “Curitiba terá mais uma oportunidade de celebrar a riqueza da cultura operística e reforçar a conexão cultural entre a Itália e o Paraná”, lembra.

Espetáculos

Na quinta, sexta e sábado (28, 29 e 30), acontecem as apresentações da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. Composta em 1895, narra a vida de um grupo de jovens boêmios em Paris, centrando-se na história de amor entre o poeta Rodolfo e a frágil costureira Mimi. Em meio à pobreza e aos desafios, o casal vive momentos de paixão e tristeza. A ópera explora temas de amor, amizade e perda. Interpretam os personagens as sopranos Masami Ganev (Mimi) e Ornella de Lucca (Musetta), o tenor Vitorio Scarpi (Rodolfo) e o barítono Douglas Hahn (Marcelo).

Na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, dias 2, 3 e 4 de dezembro, a ópera La Traviata, Giuseppe Verdi, será interpretada pela soprano Ornella de Lucca (Violetta), pelo tenor Renato Cordeiro (Alfredo Germont), e pelo barítono Douglas Hahn (Giorgio Germont). Escrita em 1853, “La Traviata” conta a história de Violetta, uma cortesã que se apaixona por Alfredo e tenta viver esse amor. Porém, desafios familiares e pessoais surgem, testando o relacionamento do casal. A ópera explora temas de amor verdadeiro e escolhas difíceis.

Na sexta-feira, sábado e domingo, dias 6, 7 e 8 de dezembro, o Largo das Óperas apresenta O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti. A ópera revela a trajetória de Nemorino, um jovem apaixonado pela bela Adina, que o despreza. Ele compra um “elixir do amor” na esperança de conquistar seu coração. Com humor e encantamento, a ópera explora as reviravoltas do amor e da confiança. Interpretam os personagens as sopranos Ana Paula Machado (Adina) e Lígia Ishitani (Gianetta), o tenor Renato Cordeiro (Nemorino), o barítono Douglas Hahn (Belcore) e o baixo barítono Divonei Scorzato (Dr. Dulcamara).

Serviço

1ª edição do Largo das Óperas

Data: de 28 de novembro a 8 de dezembro

Local: Anfiteatro das Ruínas de São Francisco (Praça João Cândido – São Francisco)

Horários: de segunda a sábado às 20h, domingo às 19h

Entrada gratuita

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Marlom de Souza)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *