HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

23/07/2024

NEGÓCIOS

Saiba como será o Jardim de Inverno na CASACOR Paraná 2024

De 4 de junho a 28 de julho, a CASACOR Paraná 2024 celebra seus 30 anos com uma edição especial em um casarão da década de 1980 na badalada Rua Bispo Dom José, no Batel. A pedido dos profissionais do setor, o retorno a uma residência familiar é também uma escolha afetiva. “De volta a uma casa, no coração do Batel” é o mote que norteia os preparativos da edição que comemora as três décadas de atuação da mostra.

O evento marca também o retorno da arquiteta Jaqueline Siebert à CASACOR Paraná, depois de sete anos, em sua sexta participação na mostra. Ela projetou o espaço do Jardim de Inverno, com a proposta de oferecer aos clientes e visitantes tranquilidade, introspecção e renovação.

“Minha história com a CASACOR vem desde 2007, quando fiz o Toilette Funcional. De 2008 a 2010, participei initerruptamente da mostra, respectivamente com a Copa Bar e duas edições do Escritório de Relacionamento do Asilo São Vicente. Em 2017, retornei com a Brinquedoteca e Parquinho Infantil, e agora, sete anos depois, trazemos o Jardim de Inverno”, conta Jaqueline.

Confira cinco benefícios de se ter um jardim de inverno em sua casa:

1. Bem-estar emocional: O contato regular com a natureza, mesmo que dentro de casa, pode promover sentimentos de calma, relaxamento e contentamento. O ambiente tranquilo do jardim de inverno pode ajudar a reduzir o estresse e promover o bem-estar emocional.

2. Melhoria da qualidade do ar: As plantas presentes no jardim de inverno ajudam a purificar o ar, removendo toxinas e aumentando os níveis de oxigênio. Isso pode contribuir para uma melhor saúde respiratória e geral.

3. Conforto térmico: A cobertura do jardim de inverno ajuda a regular a temperatura dentro de casa, especialmente durante os meses mais frios. A presença da cobertura de vidro favorece a exposição ao sol, deixando o ambiente mais quente e aconchegante.

4. Estímulo à criatividade: Um jardim de inverno bem projetado pode servir como um espaço inspirador para atividades criativas, como pintura, escrita ou simplesmente contemplação. A conexão com a natureza pode estimular a imaginação e a expressão artística.

5. Aumento da iluminação natural: A cobertura de vidro permite a entrada de luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Isso não apenas economiza energia, mas também pode melhorar o humor e a produtividade.

História do ambiente

Um espaço para se desconectar do mundo exterior e reconectar consigo mesmo, em um ambiente que convida à contemplação e à serenidade. “O Jardim de Inverno foi concebido como um refúgio para aqueles que procuram se reconectar com seus sentimentos mais íntimos, nutrir-se espiritualmente e desconectar-se do caos do mundo exterior”, explica a arquiteta.

Para isso, a marcenaria reflete a busca pela funcionalidade e praticidade, com design e tecnologia. “O mobiliário solto de design autoral, escolhido na M. Decor Batel com a tecnologia e o conhecimento artesanal internacional da Modalle Móveis, exclusividade da loja de design signature em Curitiba, convida os ocupantes a se sentar, relaxar e refletir, criando um ambiente acolhedor e confortável, que facilita a contemplação e a introspecção”, assinala Jaqueline Siebert.

O Jardim de Inverno traz inclusive lançamentos que foram destaque da Modalle Móveis, fabricante de mobiliário de luxo outdoor com atuação no Brasil e no mercado internacional, no 62º Salone del Mobile.Milano, em Milão no mês de abril, e na ICFF 2024, em Nova York no mês de maio, onde a marca já foi premiada por seu mobiliário de design autoral que une a bossa única da brasilidade aos mais renomados criativos do cenário nacional e internacional.

A presença de uma lareira no espaço adiciona uma sensação de calor e aconchego, evocando memórias de encontros familiares e noites tranquilas passadas ao redor do fogo. Segundo Jaqueline, este elemento não só contribui para o conforto físico, mas também para a sensação de acolhimento e segurança emocional.

“A inclusão de plantas e pedras naturais no ambiente não apenas adiciona beleza estética, mas também traz os benefícios da biofilia – a conexão inata entre os seres humanos e a natureza. As plantas fornecem um toque de frescor e vitalidade, enquanto a pedra natural evoca uma sensação de solidez e estabilidade. Juntos, esses elementos criam uma atmosfera que convida os ocupantes a se reconectarem com a natureza, promovendo uma sensação de tranquilidade e bem-estar”, descreve.

Além disso, aspectos como meditação e mindfulness, experiências sensoriais, inovação e sustentabilidade também estão presentes na criação do espaço.

“As cores trabalhadas no ambiente são escolhidas com cuidado para criar uma atmosfera acolhedora, natural e harmoniosa, alinhada à inspiração do espaço. A escolha da cor ‘greige’, uma mistura de cinza com bege, é feita por sua capacidade de criar uma base neutra e versátil. Essa tonalidade suave e quente proporciona uma sensação de calma e serenidade, ao mesmo tempo em que permite que outros elementos do ambiente se destaquem sem competir visualmente”, detalha Jaqueline, que faz um agradecimento especial aos fornecedores que tornaram este projeto possível: Premier Stimmo – Marcenaria Planejada; Agrourb – Jardim Vertical; Coral – Tinta e Verniz; GLZ Engenharia – Obra Civil; Dl Coberturas – Cobertura em Vidro; Marmoraria Fermino e Gramarcal – Painel em Mármore; LCZ Lareiras – Lareira; Cevimar (Tecno) – Eletros; Naturalle – Tapete; M Decor Batel (Mobiliário In&Out Modalle) – Móveis Soltos; Kerakoll – Argamassa; Dcor & Gift – Objetos Decorativos.

“As peças de design assinado e obras de arte contribuem para a estética e a atmosfera exclusiva do Jardim de Inverno, destacando o cuidado e a atenção aos detalhes na criação do espaço”, observa a arquiteta.

SOBRE JAQUELINE SIEBERT ARQUITETURA
Liderado pela arquiteta Jaqueline Siebert, profissional multifacetada que conduz também o importante perfil @inspirearquitetura_ no Instagram, o Escritório JSA – Jaqueline Siebert Arquitetura atua há mais de 10 anos no mercado, unindo arquitetura, beleza e forma com estratégia e inteligência. Trata-se de um escritório de arquitetura que acredita na união da clareza de propósito ao rigor de processo e à elegância do artesanato. Oferecendo ao cliente uma arquitetura criativa que realiza sonhos e transforma vidas.

O JSA tem expertise em legislação urbanística e em projetos arquitetônicos residenciais e comerciais, favorecendo a rapidez no atendimento e na aprovação dos projetos junto aos órgãos públicos, aprovação no Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. A equipe compartilha seus princípios com uma abordagem engajada no design e na precisão técnica, unidos para alcançar a o melhor projeto com o menor impacto ambiental possível, usando de forma racional os recursos naturais do planeta.

Serviço:
CASACOR Paraná 2024
Ambiente: Jardim de Inverno
Autor: Jaqueline Siebert
Data: 04 de junho a 28 de julho

JSA – JAQUELINE SIEBERT ARQUITETURA
(41) 3672 5245
(41) 9 9919-2830
[email protected]
www.jaquelinesiebert.com.br
@jaquelinesiebertarquitetura_arquitetura
@inspirearquitetura_

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *