A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa aplicar na quarta-feira (8), de forma escalonada por idade, a vacina anticovid bivalente para pessoas imunossuprimidas que tenham tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente e com intervalo de 120 dias ou mais desde a última aplicação.
O atendimento para esse público será feito em todas as 107 unidades de saúde da capital, das 8h às 17h.
A aplicação será escalonada por data de nascimento:
Quarta-feira (8/3) – imunossuprimidos – 60 anos ou mais
Quinta-feira (9/3) – imunossuprimidos – 55 a 59 anos
Sexta-feira (10/3) – imunossuprimidos – 50 a 54 anos
Segunda-feira (13/3) – imunossuprimidos – 45 a 49 anos
Terça-feira (14/3) – imunossuprimidos – 40 a 44 anos
Quarta-feira (15/3) – imunossuprimidos – 30 a 39 anos
Quinta-feira (16/3) – imunossuprimidos – 20 a 29 anos
Sexta-feira (17/03) – imunossuprimidos – 12 a 19 anos
São cerca de 24 mil pessoas que se enquadram como imunossuprimidos dentro da faixa etária convocada. O Ministério da Saúde recomendou a vacina bivalente para pessoas com imunossupressão a partir dos 12 anos de idade.
“A redução de casos e mortes pela covid-19 mostra a importância da vacinação, portanto, fiquem atentos às convocações para esse reforço com a bivalente. Assim como aconteceu na primeira fase de vacinação anticovid, vamos ampliar o público-alvo da bivalente de acordo com a chegada de novos lotes do imunizante, enviados pelo Ministério da Saúde”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
O público convocado para o reforço com a vacina bivalente recebe uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Para aqueles que não puderem comparecer nas datas estipuladas, a Secretaria Municipal da Saúde oferece repescagem contínua nas unidades de saúde.
A vacina anticovid bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a covid-19 e oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses. Também é necessário respeitar o intervalo de 120 dias ou mais depois da última vacina anticovid aplicada.
A vacinação bivalente de idosos nascidos até 1938 começou no sábado (4), com 1.383 pessoas vacinadas, e continua nas 107 unidades de saúde da capital. Também está mantida a imunização dos acamados de 70 anos ou mais, moradores de Instituições de Longa Permanência e indígenas, grupo que recebe a dose nas residências e instituições, sem a necessidade de se deslocar até os pontos de aplicação.
A Secretaria Municipal da Saúde mantém a aplicação da vacina anticovid em todas as unidades de saúde da capital. Quem não se vacinou na época da convocação para seu grupo etário, pode receber a dose a que tem direito de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Leia outras notícias no HojePR.