HojePR

Especialista dá dicas de como lavar corretamente seus cabelos

20/06/2022

Lavar os cabelos não é uma coisa à qual damos muita atenção no corre-corre do dia a dia. Isso é fato. Claro que você pode ter pesquisado qual o melhor shampoo ou o condicionador mais apropriado para o seu tipo de cabelo – ou o mais cheiroso, em casos extremos. Mas é bem provável que você não passe muito tempo se preocupando se está lavando seus cabelos da forma correta. E aí você pode perguntar: existe uma forma correta de lavar os cabelos?

Segundo a terapeuta capilar Dodô Oliveira, do Princess Hair Cabelereiros, sim, existe. Vai além de apenas molhar os cabelos, aplicar shampoo, enxaguar e repetir o processo com o condicionador. “Utilizar técnicas apropriadas para a lavagem garante que você não danifique os cabelos e, principalmente, os folículos capilares”, ressalta Dodô. “Também garante que você não machuque seu couro cabeludo”.

Por isso, se você realmente quer o melhor para o seu couro cabeludo e os seus cabelos, o HojePR, com a colaboração da terapeuta capilar Dodô Oliveira, preparou algumas dicas para te ajudar:

 

 

1 – Escolha os produtos que são adequados ao seu tipo de cabelo. O produto errado pode causar muitos danos aos cabelos e ao couro cabeludo, principalmente quando utilizados por tempo prolongado. Se você tem dúvidas sobre qual seu tipo de cabelo, consulte um especialista para fazer uma avaliação.

2 – Evite usar produtos que contenham sulfatos ou silicone. Esses ingredientes ajudam seu shampoo a fazer bastante espuma e deixam os cabelos com a sensação de limpeza, mas podem ressecar os fios no longo prazo. “Esses produtos removem os óleos naturais dos seus cabelos, deixando-os quebradiços e opacos”, explica Dodô Oliveira, que também é cabeleireira com muitos anos de experiência.

3 – Se precisar, lave os cabelos todos os dias. “Sim, todos os dias”, afirma ela, “caso os cabelos estejam com aspecto sujo ou o couro cabeludo esteja com aspecto oleoso”. Lavar os cabelos não é prejudicial e o excesso de oleosidade, além de deixar o cabelo com aspecto feio, é porta de entrada para fungos. “Lembre que o couro cabeludo é uma extensão da pele e, portanto, precisa ser higienizado e tratado corretamente para manter a saúde capilar”, ressalta ela.

4 – Se o seu couro cabeludo é muito oleoso e você precisa lavar os cabelos todos os dias, passe shampoo apenas uma vez, e evite passar condicionador, principalmente na raiz. “Para cabelos com excesso de oleosidade, é melhor optar por um spray pós-lavagem sem enxague”, sugere Dodô, “ou um condicionador para cabelos coloridos ou quimicamente tratados, desde que só no comprimento e pontas”. O que não se deve é ficar sem qualquer tipo de condicionador. “O shampoo tem a função de limpeza e tratamento do couro cabeludo, enquanto os condicionadores servem para fechar a cutícula dos fios, alinhar e combater o frizz”.

5 – Quando for lavar os cabelos, evite colocar o produto diretamente nos cabelos, dissolva-o em água, e aplique diretamente no couro cabelo, massageando-o com as pontas dos dedos, puxando para as pontas. “Dessa maneira, você ativa os vasos capilares da região, melhorando a circulação e a saúde da região”, explica Dodô.

6 – Finalmente, após a lavagem seque os cabelos com uma toalha, mas sem esfregar e nunca, jamais, durma com os cabelos molhados. “Você não precisa passar secador nos cabelos se tem tempo para deixá-los secar naturalmente, mas se decidir utilizar o secador, mantenha-o na temperatura média e a uma distância de a 10-15 cm dos cabelos” finaliza Dodô. Os cabelos molhados estão frágeis, os movimentos na fibra precisam de suavidade no lavar, no secar, no desembaraçar. “Couro cabeludo úmido tem propensão a desenvolver o fungo ‘malassezia’ que é o principal causador de queda de cabelos e dermatite seborreica”, explica a terapeuta capilar.

 

Se você escolher os produtos corretamente, lavar os cabelos cuidadosamente e secá-los gentilmente, você pode ajudar seus cabelos a serem mais fortes, saudáveis e brilhantes. E a qualquer sinal de problemas, procure um especialista.

Quer mais dicas ou tem alguma dúvida sobre como cuidar dos seus cabelos? Mande um e-mail para [email protected].


* Dodô Oliveira é terapeuta capilar e cabeleireira com mais de 30 anos de experiência. Siga no Instagram: scalp.co

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *