HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

24/07/2024

CIDADES

Secretaria de Educação de Londrina recebe doação de 80 computadores novos

Nesta segunda-feira (11) à tarde, a Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu, na Escola Municipal Nara Manella (Rua Lázaro José Carias de Souza, 318, Conjunto Semíramis), 80 computadores novos doados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

 

Além da unidade escolar onde a entrega foi realizada, os novos equipamentos serão distribuídos também para as escolas municipais Haydeé Colli Monteiro, Roberto Alves Lima Júnior, Zumbi dos Palmares e Edmundo Odebrecht. Cada local receberá 16 máquinas, sendo que o kit completo também inclui monitor, gabinete, mouse, teclado e mousepad. O total do investimento é de R$ 260.800,00, proveniente de doações dos integrantes da igreja.

 

Durante a solenidade, o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, destacou a gratidão do Município pela doação, e afirmou que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem construído um grande legado em Londrina, no Paraná e no Brasil. “Essa igreja vem investindo, anualmente, bilhões de reais em ações humanitárias no mundo todo. Precisamos sempre lembrar que, apesar da importância da tecnologia e da inteligência artificial, gente é o que move o mundo. A empatia, o afeto e a solidariedade são essenciais, e ações como essa mostram isso, pois beneficiam muito a comunidade”, salientou.

 

Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, representantes locais da igreja procuraram a SME porque queriam propor a ação e alinhar os detalhes com a pasta.

 

“Nós dissemos que gostaríamos de receber computadores porque a nossa maior dificuldade é comprar itens de tecnologia, então informamos quantos equipamentos precisávamos, e para quantas escolas, e eles entregaram. São itens que agora passam a integrar o patrimônio do município, e que vão contemplar cinco escolas que correspondem a aproximadamente 2.500 crianças sendo atendidas por dia. Essa é uma ação super importante e que vai ajudar, por exemplo, projetos como o Letramento Digital, que é desenvolvido, entre outras unidades, na Escola Zumbi dos Palmares, que foi uma das contempladas com os computadores”, frisou.

 

A diretora da Escola Municipal Nara Manella, Jeani Micheletti Bento, explicou que a unidade já tinha um laboratório, mas as máquinas do espaço eram bastante antigas, e o sonho da equipe era adquirir novos equipamentos. No total, a escola atende 576 alunos, com idades entre quatro e onze anos, do P4 ao 5º ano. “A comunidade daqui é bem participativa e está sempre presente, então isso é de extrema importância, porque às vezes a escola é o único meio que as crianças têm de acesso à tecnologia. Esses computadores vão ser usados pelos professores para trabalhar diversos conteúdos, inclusive jogos pedagógicos, e vão se somar aos celulares e aos óculos virtuais que a Secretaria Municipal de Educação já havia entregado antes para nós”, pontuou.

 

Ações humanitárias

A doação dos computadores foi intermediada pelo presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Londrina e região, Daniel Fermino da Silva. Ele sublinhou que a igreja, que está presente em 180 países do mundo, sempre procura realizar ações que contribuam com as localidades onde está inserida.

 

“O departamento responsável enxergou uma oportunidade dentro da educação, que é uma das áreas que a gente mais gosta de ajudar, na cidade de Londrina, então fizemos o contato com a secretaria e planejamos a ação. Eu estou feliz por ver a felicidade das crianças e dos profissionais que vão estar envolvidos, mas a minha felicidade é ainda maior porque eu sei que essa ação não se resume a esse momento, o resultado é de longo prazo. São vidas que vão ser melhoradas, e a nossa cidade também vai ser um pouco melhor”, disse.

 

O evento contou com a presença de Tracy Browning, uma das líderes mundiais da igreja, que é responsável pela organização da Primária que cuida de crianças com idades entre 0 e 12 anos. Browning, que é norte-americana e está pela primeira vez no Brasil, explicou que as necessidades específicas de cada comunidade são apontadas pelas lideranças locais que integram a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

 

“Trabalhamos no setor humanitário da igreja, no sentido de buscar oportunidades para estabelecer parcerias com organizações locais e encontrar maneiras de abençoar vidas. E, nesse contexto, vemos que o investimento nos computadores para essa comunidade será uma grande bênção para as crianças. Mais de 1 milhão de membros da nossa igreja são crianças, e acreditamos que ao investir nas vidas delas, isso potencializa a sua engenhosidade e criatividade, e faz com que elas se tornem capazes de resolver os problemas de suas comunidades”, concluiu.

 

Também participaram do evento os diretores das demais escolas contempladas e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), João Marcos Machuca de Lima.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *