Da próxima quarta-feira (22) até sábado (25), a Cinemateca de Curitiba, localizada no bairro São Francisco, recebe a mostra de filmes da Semana da Francofonia 2023. O evento celebra a língua francesa e sua diversidade. Serão exibidos cinco filmes, dos gêneros ficção, documentário e documentário musical. A entrada é gratuita. Detalhes sobre os filmes e cronograma estão no link. Além da mostra de cinema, a programação conta com exposições, curso de gastronomia, palestras, atividades acadêmicas e rodas de conversa.
Confira a programação da mostra de filmes
- Quarta-feira, 22, às 18h
Filme: Film, Mémoire Vivante de Notre Temps (2021)
Direção: Inés Toharia
(Canadá, documentário, 120 min., classificação livre)
- Quinta-feira, 23, às 19h
Filme: Une Rivière Métissée (2020)
Direção: Julien Cadieux
(Canadá, documentário, 71 min., classificação livre)
- Sexta-feira, 24, às 19h
Filme: Last Dance (2022)
Direção: Delphine Lehericey
(Suíça/ Bélgica, ficção/drama/comédia, 84 min., classificação livre)
- Sábado, 25, às 17h
Filme: Indes Galantes (2021)
Direção: Philippe Béziat
(França, documentário musical, 108 min., classificação livre)
- Sábado, 25, às 19h30
Filme: Mentiras Secretas (2021)
Direção: Fabrice du Welz
(Bélgica, ficção/suspense, 98 min, classificação 16 anos)
O que mais fazer na Semana da Francofonia
As atividades acontecem de forma online ou presencialmente. Toda a programação é gratuita, menos os Ateliers Gastronômicos, que possui vagas limitadas.
A culinária francófona é conhecida por ser apaixonante, e os ateliês de gastronomia da Semana Francófona são uma boa pedida para quem deseja aprender e experimentar. São quatro cursos ministrados por representantes de instituições de língua francesa.
Já para os alunos e entusiastas do francês, as atividades acadêmicas incluem aulas sobre temas como cursos da língua e uso de literatura em sala de aula. Haverá certificado de participação. Para completar, também acontecem diversas mesas redondas com temas relacionados à francofonia e participação de profissionais da área.
A arte não fica de lado. Serão três exposições presenciais, “Fragmentos de Uma Antiga Indochina”, “Influências Francesas no Teatro Universitário em Curitiba” e “Cenas cotidianas em Paris”. A tour pela exposição ““Proust à la Bibliothèque François Mitterrand” acontece pelo Google Meet.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação)