O Seminário “A redemocratização brasileira, movimentos sociais e o Museu da Democracia” ocorre de 10 a 12 de abril, no hotel Pestana, e é organizado pelo Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (iDeclatra) com o patrocínio do Banco do Brasil e apoio da UFPR, UniBrasil e Universidade Tuiuti do Paraná.
O objetivo é discutir com toda a sociedade os temas estruturantes para a instalação do Museu da Democracia em Curitiba, um projeto idealizado pelo iDeclatra e articulado em parcerias com a Prefeitura de Curitiba, os Correios, a Itaipu Binacional, a UFPR, entre outros. A previsão é que, ainda neste ano, o Museu seja oficializado e possa ser aberto ao público, primeiramente, para exposições pontuais e temporárias.
Durante o seminário, os conteúdos serão apresentados por professores renomados de diversas instituições como UFPR, UnB, UFRJ, UERJ, UniBrasil, Universidade Tuiuti do Paraná e ainda por especialistas na área da cultura. Dentre os palestrantes, estarão presentes o Procurador-geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, o professor da UnB e cientista político, Luis Felipe Miguel, a professora de Filosofia da UFPR, Isabel Limongi, a historiadora da UFRJ, Dulce Pandolfi, a Secretária Nacional do Ministério das Mulheres, Carmen Foro, dentre outros. Ao todo serão 13 palestrantes. Participam também, para tratar da temática arte e democracia, o curador e especialista nas obras do Henfil, seu filho Ivan Cosenza de Souza, e ainda Aurea Leminski sobre a obra de seu pai Paulo Leminsk. Haverá ainda a apresentação cultural da professora e artista Luciana Worms, vencedora do Prêmio Jabuti, em 2003.
A participação social é imprescindível para a consolidação do Museu da Democracia em Curitiba. Os temas que devem subsidiar os conteúdos do museu perpassam por este seminário, por isso é importante o engajamento de todos e todas. O Museu visa contribuir com a consolidação de uma sociedade democrática, cujos valores se sustentam em sua base e são cultivados de forma contínua. Todos e todas estão convidados, basta se inscrever no link que segue abaixo. Acompanhe a programação atualizada!
Leia outras notícias no HojePR.