Nenhuma universidade do Paraná aparece entre as dez melhores universidades da América Latina. E por pouco não aparece nem entre as 20: a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição paranaense melhor colocada, na 20ª posição. Das 50 melhores colocadas, apenas quatro universidades paranaenses aparecem no ranking.
Das universidades estaduais, com seus salários acima da média, somente duas estão na lista, e nas últimas colocações. Os dados fazem parte do ‘Times Higher Education Latin America University Rankings 2022’, divulgado na última semana, levantamento que compila dados de 197 universidades espalhadas por 13 países.
Apesar de aparecer em 20ª lugar no ranking, a UFPR subiu duas posições em relação ao levantamento anterior. Outra universidade paranaense que melhorou a colocação foi a Pontifícia Universidade Católica (PUC), que aparece em 39º lugar, seis posições acima na pesquisa do ano passado. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) também melhorou em relação à pesquisa anterior. A UEM aparece em 45º lugar, três posições acima.
Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) piorou sua posição em relação à pesquisa de 2021. No levantamento anterior ocupava a 47ª posição. Hoje está em 50º lugar.
Sete universidades brasileiras aparecem entre as 10 melhores do ranking, que é encabeçado pela Pontíficia Universidade Católica do Chile, seguida da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Outro dado interessante do levantamento é que, das sete universidades brasileiras que aparecem nas dez primeiras posições do ranking, seis são públicas.
O ranking, preparado pela Times Higher Education (THE), coloca o Brasil como o país mais bem colocado no que se refere à pesquisa e ensino, além de contar com a maior média geral entre todos os países participantes – 51,3 em 100. Ao todo, o Brasil é o país que aparece mais vezes no THE Latin America University Ranking, com 73 universidades, seguido pelo Chile (30), Colômbia (29), México (26), Equador (13) e Peru (10).
Este é o sexto ano consecutivo que a USP aparece como segunda melhor universidade da América Latina. Outras brasileiras, como a Unifesp e a UFSC, também se destacaram ao saltar cinco posições em relação ao ano passado.
Para elencar as instituições, o THE Latin America University Ranking considera aspectos como citações acadêmicas, empregabilidade, perspectivas internacionais, ensino, pesquisa e outros.