Por Isabella Honório
Ernani Buchmann, advogado, escritor, jornalista, publicitário e torcedor do Paraná Clube, se prepara para o lançamento de seu novo livro “Pequenas Aberrações de um Sujeito Quase Normal”. A obra reúne 40 crônicas publicadas no HojePR, onde transforma as contradições do dia a dia em textos curtos todas às terças-feiras há mais de dois anos.
Em uma boa amostra do estilo de texto do autor, que é descontraído e carregado de humor ácido, irônico e autodepreciativo, “Pequenas Aberrações de um Sujeito Quase Normal” apresenta histórias banais do cotidiano de Ernani contadas de forma cômica. “O leitor vai encontrar uma série de histórias que vão fazer com que ele se sinta satisfeito”, conta Ernani.
Essas pequenas aberrações encontram o sujeito quase normal Hermann Sheffield, um alter ego utilizado pelo autor. Buchmann explica: “É um personagem que eu uso às vezes para mostrar o lado mais engraçado da vida. Hermann é um personagem que está presente em situações mais inusitadas. Ele é protagonista, mas ele também é vítima das histórias”.
Como é comum para os cronistas, Ernani conta que sempre se sentiu mais observador do que participante. Canhoto, anda sempre na contramão. Além de ser um admirador distante experiente, o autor sofre de agorafobia, transtorno que pode causar ataques de pânico quando a pessoa está em lugares lotados ou ambientes apertados, sem a possibilidade de escapar.
Buchmann considera que esse afastamento do mundo influencia sua escrita. Nesse clima reflexivo, o escritor revela que o segredo do seu texto está no dia seguinte. A crônica nunca é feita de uma só vez. O texto precisa dormir de um dia para o outro para ganhar o arremate final.
Apresentando um livro no estilo “para ler em uma sentada”, o cronista se inspira nos clássicos. Além dos romancistas Ernest Hemingway e Machado de Assis, Ernani cita os dois Rubens dos textos curtos, Braga e Fonseca, como suas principais influências. E claro, não dá para deixar de lado o vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan.
Aliás, Ernani Buchmann nasceu em Joinville (SC), mas frequenta as ruas curitibanas há cinco décadas. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, decidiu se arriscar para além das petições e entrar para o universo da comunicação. Ao longo da carreira, foi repórter, radialista e publicitário. O escritor completou o currículo na direção do Paraná Clube entre 1996 e 1998, quando o clube foi tetra e pentacampeão do estadual.
Ocupante da Cadeira 2 da Academia Paranaense de Letras, Ernani quis estar no comando de todas as decisões sobre “Pequenas Aberrações de um Sujeito Quase Normal”. Na busca pela autonomia para escolher desde a capa até o título, o autor decidiu lançar o livro por sua própria editora, a EB Edições.
A obra conta com prefácio de Fernando Ghignone, um dos diretores do HojePR, que estava na caça por alguém para preencher a demanda por boa literatura entre a seleção de cronistas do portal de notícias. “A decisão de convidar Ernani foi rápida, mas extremamente consciente, sem espaço para opções ou concorrências. Ele teria que estar no time e ponto final”, conta Ghignone.
Como não poderia ser diferente, o lançamento acontece em um bar na rua Saldanha Marinho, ‘Ao Distinto Cavalheiro’, no centro da capital. O evento está marcado para este sábado (18), às 11h. Animado para o lançamento, onde estará presente para assinar os exemplares vendidos à R$ 50, Ernani deixa um recado ao leitor: “É uma boa programação para o fim de semana, lá servem um belo chope e uma feijoada. Todos podem aproveitar, já com o livro autografado na mão. Até sábado!”.
Serviço
Lançamento de “Pequenas Aberrações de um Sujeito Quase Normal”, de Ernani Buchmann
Data: 18 de maio
Local: Ao Distinto Cavalheiro (R. Saldanha Marinho, 894 – Centro)
Horário: 11h às 13h30
Preço: R$ 50, no cartão ou PIX
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Isabella Honório)