HojePR

Superlua estará visível na noite desta terça-feira

14/06/2022

Durante o nascer do sol desta terça-feira (14), por volta das 5h da manhã, já era possível ver a superlua. Mas para aqueles que não viram o fenômeno, ainda dá tempo, pois a super lua poderá ser vista também na noite desta terça.

Segundo Rodolfo Langui, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, embora a superlua seja um termo popular, o fenômeno agrega dois momentos astronômicos: a Lua na fase cheia e no ponto da sua órbita mais próximo da Terra, sendo assim, quando esses fenômenos acontecem, dão inicio a chamada superlua.

Ainda segundo o coordenador ”É um termo popular, que na astronomia chamamos de Lua Cheia de Perigeu. Isso acontece quando a Lua ao girar em volta da Terra, em órbita elíptica, vai ter um momento no mês que vai passar mais próxima da Terra e vai ter momento que ela vai se afastar mais. Como os objetos parecem maiores quando estão mais perto ou menores quando estão mais longe, a Lua também. Mais perto da Terra, parece que ela fica um pouco maior, e quando coincide dela passar pelo perigeu e de ser lua cheia, então temos a Superlua, ou Lua Cheia de Perigeu”. (Via Agência Brasil)

Outro fenômeno que ocorre neste mês é conjunção dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, o qual é possível ser visto a olho nu. Ainda sobre esse fenômeno, a partir do dia 24 a Lua também se juntará ao alinhamento dos 5 planetas.

Por fim, Rodolfo Langui ressalta que caso você perca a superlua desta terça, pode ver a próxima que, segundo ele, acontece no dia 13 de julho.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *