Na manhã desta segunda-feira (10), foi realizada a cerimônia de abertura das atividades do Espaço Impulso no Show Rural Coopavel 2025, em Cascavel, no Paraná. A programação, que se estende até sexta-feira (14), foi oficialmente aberta com uma cerimônia, marcando o início de uma semana repleta de inovação e tecnologia voltadas para o agronegócio.
O evento de abertura reuniu ainda lideranças incluindo o Diretor Superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo; o Diretor-Geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; e o Diretor Presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. As autoridades destacaram a importância do Espaço Impulso como um ambiente propício para promover inovações, fortalecer parcerias estratégicas e fomentar o desenvolvimento tecnológico no agronegócio.
Em sua fala, o Professor Irineu Colombo enfatizou que “o Itaipu Parquetec, juntamente com a Itaipu Binacional, trabalha muito focado na questão da transição energética, segurança de barragens, inteligência territorial, tecnologia 5G e conectividade. Por isso nós temos uma parceria com a Coopavel, onde trazemos para cá iniciativas das startups para a área da agricultura familiar e do agronegócio, promovendo um amplo desenvolvimento neste ambiente propício que é o Show Rural”.
Segundo Enio Verri, “a inovação é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas e melhorar a produtividade, mas é fundamental que esteja alinhada à missão de respeitar e conservar o nosso planeta, por isso a Itaipu Binacional tem se dedicado a apoiar iniciativas que promovam a sustentabilidade como pilar estratégico para a produção agrícola”. Dilvo Grolli complementou ressaltando que “nós estamos no meio de um grande momento, onde temos as nossas lideranças pensando no futuro com sustentabilidade. E isso também está acontecendo com o produtor rural: quando ele fala, a natureza fala mais alto”.
Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do Hackathon Fruticultura, uma competição criativa promovida pelo Itaipu Parquetec. O desafio visa incentivar soluções inovadoras que abarquem toda a cadeia produtiva da fruticultura, desde a melhoria da produtividade até a industrialização e comercialização internacional.
O Hackathon contará com a participação de até 20 grupos compostos por estudantes, pesquisadores e profissionais da área. Durante o evento, os participantes passarão por workshops de ideação, desenvolvimento de protótipos e mentorias especializadas, culminando na apresentação de pitches diante de uma banca avaliadora. As soluções mais promissoras receberão prêmios em dinheiro e mentorias exclusivas.
Para dar início à programação técnica do Espaço Impulso, foi realizado o painel “Políticas Públicas para Sustentabilidade no Agro”, voltado ao debate de iniciativas e desafios voltados à produção agropecuária sustentável. Participaram como painelistas o Diretor-Geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o Diretor Presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, com a moderação do Professor Irineu Colombo.
Os painelistas discutiram questões como o uso eficiente de recursos hídricos, adoção de tecnologias sustentáveis e as políticas governamentais necessárias para fomentar boas práticas no setor agropecuário.
A programação do Espaço Impulso segue até sexta-feira, dia 14 de fevereiro, com uma agenda repleta de atividades voltadas à inovação e conexão no agronegócio. Além de painéis temáticos e palestras, serão realizados pitches de startups e sessões de networking.
Entre os destaques da programação estão painéis sobre biotecnologia e inteligência artificial aplicada ao campo e sustentabilidade. O evento busca oferecer um espaço dinâmico para a troca de conhecimentos e a prospecção de novos negócios.
Para conferir a programação completa, acesse https://espacoimpulso.com.br/eventos/13/show-rural-coopavel-2025.html.
Leia outras notícias no HojePR.