HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/01/2023



Capital

TIM e Huawei escolhem Curitiba para ser a primeira cidade a testar 5G

 TIM e Huawei escolhem Curitiba para ser a primeira cidade a testar 5G

A TIM Brasil e a Huawei assinaram acordo de colaboração para o desenvolvimento da quinta geração das redes móveis (5G) em Curitiba. A capital é a primeira cidade do país que as empresas escolheram para lançar o projeto denominado Cidade 5G. Segundo a TIM, os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

 

A parceria, válida por dois anos, com possibilidade de ser prorrogada, foi anunciada esta semana pelas duas companhias durante o Mobile World Congress, evento mundial de telecomunicações que está sendo realizado em Barcelona, na Espanha.

 

A quinta geração das redes móveis (5G) trará muitos benefícios para a população e as empresas, como conexões 100 vezes mais rápidas que o 4G, comunicações sem atrasos e novos serviços de cidades inteligentes.

 

Leonardo Capdeville, vice-presidente de tecnologia da TIM, afirma, em nota, que Cidade 5G é um desdobramento do trabalho realizado pela companhia em parceria com a Huawei para implantação de redes 5G no Brasil. Pela cooperação entre as empresas, foram ampliadas e implantadas as redes 2G, 3G, 4G e agora 5G.

 

O prefeito Rafael Greca comemora o anúncio da TIM e Huawei de que Curitiba será a primeira cidade a receber o projeto Cidade 5G. Ele lembra que, desde 2019, a capital saiu na frente em relação as demais cidades do Brasil ao modernizar as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular na cidade. O Decreto nº 989 tornou menos burocrático o processo de instalação desses equipamentos, facilitando agora a implantação da tecnologia 5G.

 

“As redes de quinta geração são apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para a indústria 4.0 quanto para o processo de adoção de novos serviços de cidades inteligentes. Por isso, a importância de Curitiba ser a primeira cidade que a TIM e a Huawei escolheram para lançar o projeto Cidade 5G”, reforça Greca.

 

Curitiba e outras grandes cidades brasileiras têm prioridade na instalação da infraestrutura 5G pelas operadas de telefonia, que deve ocorrer em 2022. Pelas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço 5G das teles começará até julho deste ano nas capitais. Depois, as operadoras partirão para cidades com mais de 500 mil habitantes e, na sequência, para as cidades menores.

 

Quem são

A TIM é uma empresa de telefonia brasileira subsidiária da Telecom Italia e opera nas redes GSM, EDGE, WCDMA, HSDPA, 3G e 4G. No Brasil, foi fundada em 1995, começando suas operações em 1998. Foi pioneira no lançamento da tecnologia EDGE no país, nos serviços multimídia (MMS) e primeira empresa a disponibilizar a internet 3G na modalidade pré-paga. A TIM é a 3ª maior operadora do Brasil, atrás apenas da Vivo e Claro no serviço de telecomunicações.

 

A Huawei Technologies Co. Ltd. é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações sediada na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, na China. É a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo, tendo ultrapassado a sueca Ericsson em 2012. Em 2017, a Huawei foi eleita a segunda marca chinesa com maior presença global, segundo o ranking BrandZ, atrás apenas da Lenovo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *