Passada a eleição, as atenções do cenário político se voltam à Assembleia Legislativa e a composição da Mesa Executiva para a próxima legislatura. O presidente Ademar Traiano (PSD) é o favorito para continuar à frente do comando da Assembleia. Uma fonte do HojePR esclareceu que os nós judiciais que poderiam impedir um novo mandato de Traiano já foram desatados. Dessa forma, a discussão fica em torno dos demais cargos.
Decidida a presidência, as negociações se voltam para a escolha da Primeira Secretaria, hoje ocupada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Disputam a indicação o deputado mais votado na eleição desse ano, Alexandre Curi (PSD), e o atual líder do governo na Alep, Marcel Micheletto (PL).
Um acordo que vem sendo costurado com o governador Ratinho Junior estabelece que o deputado que não ficar com a vaga deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Dessa forma, Curi e Micheletto devem se entender e dar continuidade ao processo de acordo com seus projetos pessoais. Vale lembrar que Alexandre Curi já ocupou a Primeira Secretaria entre os anos 2007 e 2010.
Nesse cenário sobraria a vaga de líder do governo, que não deve ter surpresas nem discussões, até porque é uma escolha pessoal do governador. Hussein Bakri (PSD) é o mais cotado. Com seus mais de 96 mil votos, Bakri tem a confiança de Ratinho Junior e voltaria ao cargo que ocupou com desenvoltura.
Para mais noticias acesse HojePR.com