O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) embargou alguns trechos da construção da Ponte de Guaratuba após uma fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. A medida foi adotada devido a falhas de segurança identificadas em áreas específicas da obra. Entre os principais problemas apontados estão as condições inseguras no tabuleiro da ponte, que será utilizado para a passagem de veículos, e falhas nos apoios destinados à instalação dos cabos de estaiamento.
Em nota enviada ao HojePR, o Governo do Estado informou que o consórcio que executa as obras fará algumas adaptações nos canteiros de trabalho da Ponte de Guaratuba para se adequar a indicações do MTE e que as obras devem ser retomadas ainda nesta sexta-feira (5). Veja a íntegra da nota:
“O Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), foi informado pelo consórcio executor das obras que ele fará algumas adaptações nos canteiros de trabalho da Ponte de Guaratuba para se adequar a indicações do MTE. O DER também mantém técnicos de segurança do trabalho no local para garantir a segurança de todos os envolvidos e cobra o consórcio dos compromissos contratuais com a segurança.
As obras seguem em andamento e serão entregues dentro do prazo contratual. Nesse momento há mais de 900 funcionários mobilizados na obra, que já atingiu 70% de execução.
A obra é executada por empresas com vasta expertise em gestão de obras de grande porte, inclusive com certificações ISO 45001, que atesta a existência de robustos sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho, e ISO 9001, que certifica sistemas de gestão da qualidade”.



