Em ação encabeçada pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) lança, nesta terça-feira (25), o Portal Integrado, uma ferramenta que tem como objetivo reunir e apresentar as iniciativas para o desenvolvimento sustentável realizadas por alunos, docentes, servidores e pela própria administração. Funcionando como uma ferramenta de pesquisa, o portal distribui o seu conteúdo a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O lançamento ocorrerá durante o Enpesus: Sustentabilidade e Produção do Conhecimento: Abordagens e Implicações nas Pesquisas Desenvolvidas na UEL. O evento objetiva incentivar as discussões sobre sustentabilidade no ambiente universitário, bem como abordagens e implicações das atividades de pesquisas sobre o tema.
Para o diretor de Planejamento e Integração Acadêmica da Proplan, Sérgio Gerelus, a criação do Portal Integrado representa a continuidade do trabalho de promoção da sustentabilidade nas mais diversas áreas, uma vez que busca aproximar a comunidade externa das ações que são realizadas pela universidade, conferindo visibilidade aos parceiros da UEL envolvidos nos projetos.
“O Portal Integrado busca atingir a comunidade, sendo representativo daquilo que a UEL já faz ao lado de muitos parceiros importantes: a própria Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil); Prefeitura Municipal de Londrina; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Governo do Paraná como um todo; e os parceiros de financiamento, como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), a Fundação Araucária e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, afirma.
Reunindo em um só endereço o conteúdo referente a mais de 125 projetos de pesquisa e extensão, tais como reportagens, vídeos, links para as redes sociais e o contato dos coordenadores, o Portal Integrado também aglutina as diretrizes referentes a importantes ações de sustentabilidade implementadas pela administração no Campus Universitário nos últimos anos. Dentre estas medidas, são destaque o Programa de Gestão Ambiental – Recicla UEL, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e ações voltadas à preservação da fauna e flora e eficiência energética.
“Quando se fala em desenvolvimento sustentável, até hoje muitas pessoas pensam apenas nas ações voltadas ao meio ambiente. Mas, para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, existem cinco ou seis metas. Então, a validação dos projetos em destaque no Portal se dá por um indicativo do docente de que o projeto está cumprindo uma meta dentro daquele objetivo. Os estudantes e pesquisadores precisam estar atentos diretamente às metas dos objetivos”, complementa Gerelus.
A criação do Portal Integrado contou com o apoio das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) e Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), da Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI).
Leia outras notícias no HojePR.