A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou nesta segunda-feira (13) a relação de 9.726 candidatos convocados para a segunda fase do Vestibular 2024, que acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro. Do número total de convocados, 640 são treineiros e 9.086 concorrem efetivamente a uma vaga na UFPR. A lista pode ser conferida aqui.
São convocados para a segunda fase do vestibular os candidatos mais bem classificados na primeira fase, considerando a categoria de concorrência para a qual se inscreveram, em número equivalente a três vezes o total de vagas ofertadas para cada opção de curso, turno e período. Por exemplo: para um curso que oferece 40 vagas, são convocados os 120 candidatos mais bem classificados na primeira fase.
A segunda fase do vestibular da UFPR será realizada nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. Cada candidato será alocado na cidade onde está sediado o curso para o qual se inscreveu, exceto os candidatos inscritos para cursos sediados em Pontal do Paraná, que farão a prova em Matinhos.
O comprovante de ensalamento para a segunda fase será divulgado no dia 29 de novembro, às 18 horas, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
Provas da segunda fase
A segunda fase é dividida em dois dias. No dia 3 de dezembro, todos os 9.726 candidatos convocados deverão fazer a prova de Compreensão e Produção de Textos, que será constituída de três questões discursivas. A prova terá início às 14 horas e duração de 4h30. A abertura das portas de acesso aos locais de prova será às 12h40, e o fechamento, às 13h30.
No dia 4 de dezembro, a partir das 14 horas, serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos, apenas para os 31 cursos que têm essa exigência. A prova de conhecimentos específicos terá duração de 5 horas para os candidatos inscritos em cursos que optaram por duas específicas e de 2h30 para o que optaram por apenas uma. A prova de habilidades específicas para o curso de Música será aplicada no mesmo dia, porém a partir das 10h30.
Do total de 9.726 candidatos convocados para a segunda fase, 6.619 deverão fazer as específicas, que podem ser de uma ou duas das seguintes disciplinas, conforme o curso: Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
É importante observar que, além dos cursos que normalmente já não exigem provas específicas, outros 10 deixarão de aplicar as específicas no Vestibular 2024 porque o número de candidatos aprovados para a segunda fase nesses cursos foi menor que o número de vagas ofertado. São os seguintes: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira (Integral), Engenharia Industrial Madeireira (Noturno), Química, Física e Matemática Industrial (todos em Curitiba); Ciências Biológicas (Palotina), Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil (ambos em Pontal do Paraná).
Leia outras notícias no HojePR.