Isabella Honório
Rabiscar a capa do caderno não é mais só um passatempo. Os doodles, desenhos feitos à mão livre onde o traço do artista e a criatividade ganham espaço, invadiram o campus de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná na manhã desta quinta-feira (23). O evento faz parte do processo seletivo do Red Bull Doodle Art, o Mundial de Rabiscos. Após a seleção, o vencedor nacional terá a chance ver seu desenho transformado em NFT (do inglês non-fungible tokens, um certificado digital de autenticidade da obra) e viajar para a Europa. As inscrições estão abertas.
A manhã foi agitada para os alunos da federal. Entre às 10h e 12h30, a programação contou com discotecagem dos DJs Nina e Alekys e distribuição de latas de energético para os participantes do evento, que aconteceu em parceria com a Atlética de Artes, Comunicação e Design da UFPR. Mesmo para quem não curte desenhar, deu para aproveitar o campeonato de flip cup (virar copos). Os estudantes se arriscaram nos rabiscos, soltando a imaginação para colocar a ideia no papel com nada mais que uma caneta azul, entrando no estilo doodle.
Além da transformação do desenho em NFT após a fase nacional, que será em São Paulo, a obra vencedora pode ser exposta em galerias de arte. A edição de 2023 da competição também vai levar o artista até Amsterdã, na Holanda, para uma imersão tecnológica e para concorrer na fase final, com 50 países. As inscrições são gratuitas e seguem até 31 de março. Além das seletivas físicas, é possível enviar o desenho pelo site da Red Bull.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Fotos: Isabella Honório)