Pular para o conteúdo

HojePR

Uma das dicas mais valiosas para melhorar a sua comunicação

23/06/2022

Você já ouviu a história do gato que subiu no telhado? Então preste atenção no que vou contar: “o gato subiu no telhado e como havia chovido, dona Maria ficou com medo que o gato escorregasse, pegou uma escada que também estava molhada, colocou na parede e começou a subir. Dona Maria quase escorregou, mas conseguiu se segurar e subiu até chegar perto do gato, mas ele se assustou e na hora que saiu correndo dona Maria se desequilibrou, caindo no chão, batendo a cabeça e falecendo na hora”. Toda essa história serviu para dizer que a dona Maria se foi, quando, na verdade, eu só precisava dizer “infelizmente a dona Maria faleceu”.

Muitas pessoas têm dificuldade em falar de forma clara e específica e isso prejudica a comunicação. Quem recebe a mensagem pode tanto interpretar de uma forma diferente, como não dar a atenção devida ao comunicador e ainda interromper antes de receber toda a mensagem. Por isso é imprescindível treinar a comunicação para que ela seja mais clara e menos prolixa. Uma comunicação assertiva é mais concisa, objetiva e efetiva. Segundo um artigo da Revista Praxis & Saber da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, “a comunicação assertiva é uma das habilidades sociais para a vida que são chaves para a promoção do desenvolvimento humano e a prevenção de problemas psicossociais.”

Considerando o que foi citado, ao chamar a atenção de um colega da equipe sobre um assunto pontual, ao invés de dizer “Fulano, você se lembra da reunião na semana passada, aquela que você teve que sair mais cedo, será que a Ana te passou todas as informações…” diga “Fulano, ficou combinado na reunião que você entregaria o projeto hoje, já está pronto?”. E ainda, de acordo com um artigo da Revista de Administração FW, “quando há falhas ou barreiras na comunicação interna organizacional, os resultados podem ser desastrosos, cujos impactos negativos podem ser irreversíveis. Problemas de comunicação podem levar uma organização ao descrédito ou ao completo descomprometimento de seu corpo interno. Falta de comunicação ou informação passada de forma incorreta, seja por não utilização do meio de comunicação mais apropriado, ou simplesmente pelo despreparo em gerenciar os fluxos internos de comunicação comprometem a eficiência produtiva da organização.”

 

Referências

CANAS BETANCUR, Dora Cristina e HERNANDEZ SANCHEZ, Jacqueline. Comunicação assertiva em professores: diagnóstico e proposta educativa. Prax. Saber [online]. 2019, vol.10, n.24 [citado em 2022-06-22], pp.143-165. Disponível aqui. ISSN 2216-0159.

BARROS, Daiane Monique Lima e MATOS, Nailton Santos. A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais. Revista de Administração |FW| v. 13|n. 23| p.3-20|ago. 2015. Disponível aqui.


Confira outras colunas da Hag Schultz. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *