Você sabia que METAS são os recursos utilizados pelas empresas para atingir o crescimento?
Sempre falo muito aqui sobre processos e planejamento, mas não podemos esquecer das metas! A empresa precisa ter metas, todos precisam saber exatamente o que empresa quer e para onde ela quer ir.
A empresa precisa ter metas e objetivos, senão ficará difícil mensurar o desempenho e a produtividade da empresa.
Opa, mas qual a diferença entre meta e objetivo?
O objetivo é o que você pretende alcançar, enquanto a meta é o que precisa ser feito para atingir esse objetivo.
Trazendo para nossa vida pessoal podemos pensar em construir a casa dos sonhos. O objetivo é construir a casa dos sonhos, a meta é como fazer isso.
O que eu preciso para construir a casa dos meus sonhos? Preciso guardar dinheiro, preciso encontrar um lugar perfeito para construir essa casa, preciso entender em qual momento da minha vida poderei aproveitar essa casa perfeita, … e assim planejar como fazer tudo isso, organizando as metas e colocando prazos.
Dentro da empresa o raciocínio é o mesmo.
Muitas vezes numa empresa não sabemos exatamente o que queremos e nesse caso, como chegar ao objetivo e como chegar nas metas?
Voltamos então a falar sobre: planejamento.
O planejamento é a base de uma gestão eficiente. Precisamos pensar de uma forma estratégica. Precisamos entender o que queremos para a empresa.
Importante: os objetivos de uma empresa precisam ser atingíveis. Quando for pensar em metas é preciso se perguntar se “isso é possível”, se a resposta for um talvez, é provável que o planejamento já comece na direção errada.
O Planejamento estratégico traz ferramentas para ajudar a encontrar os objetivos. Aqui apresento três técnicas que podemos utilizar:
A primeira que eu quero trazer é o SWOT. Nessa ferramenta é possível identificar os pontos fortes e os pontos a desenvolver.
É quando olhamos para o negócio interna e externamente. Internamente precisamos saber os pontos fortes (Strenghts) no que somos bons, quais as fortalezas do negócio e as fraquezas (Weaknesses) no que podemos melhorar ou nos especializar.
Quando olhamos externamente vamos olhar para o mercado, quais as oportunidades que temos no mercado hoje para o nosso negócio (Opportunities) e quais as ameaças (Threats) ou o que nosso concorrente está fazendo que pode ser melhor que o nosso negócio e, portanto, pode nos tirar clientes.
Essa análise nos traz objetivos de melhorias, crescimento e desenvolvimento.
A segunda ferramenta que quero compartilhar é a Smart. Essa ferramenta pode complementar o resultado do SWOT.
Esse é um método em que diz que os objetivos e as metas são baseadas em cinco pontos: Specific (específico), Measurable (mensurável) , Attainable (atingível) e Realistic (realista).
Ou seja, ao criar um objetivo ele deve ser simples e claro, todos devem entender o que quer se atingir, deve ser fácil de ser mensurado (medido), devem ser metas alcançáveis, possíveis de ser atingidas, devem ser possíveis para a empresa, estar dentro das possibilidades da empresa e devem ter um prazo possível para ser entregue, tornando assim ser possível atingir em um espaço de tempo determinado.
E por fim gostaria de trazer a 5W2H. Confesso que uso muito essa técnica:
5W: o que vai ser feito (What)? Por que precisa fazer (Why)? Onde será feito (Where)? Quando precisa ser feito (When)? E quem fará (Who)?
2W: Como será feito (How)? Quanto iremos investir (How Much)?
Essas são perguntas básicas para definição de objetivos e metas.
Estabelecer objetivos e metas é muito importante para a empresa. Cuidado para não colocar como metas algo que a empresa já faz normalmente porque isso não vai trazer desenvolvimento e muito menos crescimento.