De sexta-feira até domingo (3 a 5) Curitiba recebe o espetáculo “Ficções”, estrelado por Vera Holtz e o músico Federico Puppi. O monólogo é inspirado no best-seller “Sapiens – uma breve história da humanidade”, do filósofo Yuval Noah Harari, e leva o público a refletir sobre a própria existência e no porquê a humanidade segue insegura e sem saber para onde ir. As apresentações ocorrem no Teatro da Reitoria. Os ingressos estão à venda pelo site.
Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas pelo escritor e encenador Rodrigo Portella, , cantando, improvisando e “conversando” com Harari, instigando a plateia a interagir com Federico Puppi, autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco.
O livro de Harari, publicado em 2014, afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?
O espetáculo teve boa recepção do público e da crítica, rendendo 31 indicações e os prêmios Shell e APTR (Associação de Produtores de Teatro), de Melhor Atriz e Melhor Música para Puppi. “Ficções” é idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e já recebeu mais de 40 mil espectadores, tendo sua estreia em setembro de 2022, no Rio de Janeiro.
Serviço
Espetáculo “Ficções”
Data: de 3 a 4 de novembro
Local: Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba)
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Classificação indicativa: 12 anos
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Wesley Cardozo)