No começo da tarde desta quarta-feira (1º), sessão solene marcou o início da 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A cerimônia empossou os 38 vereadores da cidade pelos próximos quatro anos, 20 deles conduzidos ao primeiro mandato. O índice de renovação, de 52%, foi o maior para o Legislativo das últimas três décadas. A sessão de instalação foi presidida pelo vereador mais votado em 2024, o jornalista Jasson Goulart (Republicanos), e secretariada por Indiara Barbosa (Novo), a recordista de votos no pleito anterior.
Coube à secretária da Mesa Provisória, Indiara Barbosa, conduzir a leitura do compromisso de posse, no qual os 38 vereadores prometem “cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado do Paraná, a Lei Orgânica do Município de Curitiba e as demais leis”. Também é selado o compromisso legal de desempenhar o mandato “com lealdade” e de “promover o bem geral do povo e de vereador, exercendo, com patriotismo, as funções de vereador”.
“Assim o prometo”, responderam os empossados à leitura do compromisso de posse. Os parlamentares, em seguida, assinaram os respectivos termos de posse no cargo de vereador da cidade de Curitiba. Na parte final da cerimônia, Rafaela Lupion (PSD) discursou em nome da nova legislatura da Câmara Municipal.
Lupion destacou que o Poder Legislativo da capital do Paraná passa a contar com a maior bancada feminina de sua história, formada por 12 vereadoras. “Com esta cerimônia de posse oficializamos o início da 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba, o início de um novo ciclo. Um ciclo em que estamos todos imbuídos em um só propósito, de realizarmos um mandato comprometido com todos aqueles nos confiaram o voto. Nossa responsabilidade é imensa. Temos o dever de representar a todos com total transparência, forte compromisso e respeito ao interesse público”, disse ela.
Lupion também afirmou que o papel da 19ª legislatura é “permitir que Curitiba continue avançando e inovando com boas ações e políticas públicas”. Eleita pelos demais vereadores em votação simbólica durante a sessão preparatória, no último dia 23, ela também falou dos compromissos com a democracia e “de fiscalizar e legislar em nome do cidadão que nos permitiu estar aqui pelos próximos quatro anos”. Segundo a parlamentar, o Executivo sempre encontrará na Casa um “diálogo próspero”.
“Que esta legislatura seja pautada pela busca incansável do consenso, visando alcançar os reais interesses da nossa população e da nossa cidade. Que possamos juntos, estimados colegas vereadoras e vereadores, construir uma Câmara Municipal que seja orgulho de Curitiba, que seja orgulho do nosso estado do Paraná, almejando sermos uma referência nacional, do nosso gigante Brasil”, completou Rafaela Lupion.
“Gostaria de agradecer a Deus por me dar a oportunidade de poder presidir a solenidade”, finalizou Jasson Goulart. A Mesa Provisória, formada por ele e por Indiara Barbosa, é a responsável por dirigir os trabalhos da Câmara de Curitiba até a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. A eleição será nesta quinta-feira (2), a partir das 14 horas, com transmissão pelo YouTube da CMC.
Além de Jasson Goulart e de Indiara Barbosa, a mesa da solenidade de instalação da 19ª legislatura da Câmara de Curitiba reuniu o deputado federal Matheus Laiola (União), o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o deputado estadual Tito Barrichello (União); e o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo.
Quem são os novos vereadores da Câmara de Curitiba?
Dos 38 vereadores empossados neste 1º de janeiro, 20 assumem o primeiro mandato no Legislativo da capital paranaense. Os novos parlamentares são:Andressa Bianchessi (União), Bruno Rossi (Agir), Bruno Secco (PMB), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Da Costa do Perdeu Piá (União), Delegada Tathiana (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Jasson Goulart (Republicanos), João Bettega (União), Laís Leão (PDT), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Olimpio Araujo Junior (PL), Professora Angela (PSOL), Rafaela Lupion (PSD), Renan Ceschin (Pode), Tiago Zeglin (MDB) e Vanda de Assis (PT).
Os 18 vereadores reconduzidos ao cargo são Amália Tortato (Novo), Angelo Vanhoni (PT), Beto Moraes (PSD), Eder Borges (PL), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Hernani (Republicanos), Indiara Barbosa (Novo), Leonidas Dias (Pode), Marcelo Fachinello (Pode), Marcos Vieira (PDT), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP), Professor Euler (MDB), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tico Kuzma (PSD), Toninho da Farmácia (PSD) e Zezinho Sabará (PSD).
Leia outras notícias no HojePR.