Pular para o conteúdo
CIDADES

Vigilância em saúde do trabalhador promove campanha abril verde em Campo Largo

13/04/2023

A Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de Campo Largo, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, promove ao longo deste mês a campanha “Não existem super-heróis na vida real! Trabalhe com segurança. Priorize a vida”, defendendo a cultura nacional de segurança e saúde ocupacional, uma vez que a responsabilidade e esforço para ambientes de trabalho seguros e saudáveis deve ser de toda a sociedade.

 

A VISAT busca atenuar ou controlar os fatores e as situações geradoras de riscos para a saúde dos trabalhadores. Para isso, está sempre em monitoramento de ocorrências de acidentes e doenças, criando estratégias de intervenção e promovendo as mudanças necessárias para eliminação e/ou correção do risco no trabalho. Em Campo Largo, as instituições de saúde têm a obrigação legal de notificar a VISAT de todos os acidentes de trabalho.

 

A partir da análise dos agravos e de seus determinantes relacionados aos processos e ambientes de trabalho, são realizadas ações interventivas, planejadas, executadas e avaliadas. E, especialmente durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde para promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde dos trabalhadores.

 

Você sabia? – Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), atualmente, entre mais de 200 países, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking das nações que mais registram mortes durante atividades laborais. Já o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho revelou que, apenas no ano de 2021, foram registradas 571,8 mil notificações de acidentes de trabalho (CAT) e 2,5 mil notificações de acidentes de trabalho com óbito (CAT) no Brasil. “São números que chamam atenção para a magnitude do problema e para como a promoção e criação de uma cultura de segurança e saúde pode ajudar a reduzir o número de mortes e lesões relacionadas ao trabalho”, aponta Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo.

 

Ela lembra que, aqui no município, também há dados alarmantes. De acordo com a VISAT de Campo Largo, entre 2019 e 2022 foram registradas 16 notificações (SINAN) de acidente de trabalho com óbito no município. Entre os trabalhadores mais atingidos estão os profissionais da área da saúde, os alimentadores de linha de produção e ceramistas. Em destaque, as partes do corpo mais frequentemente atingidas são os dedos, mãos e pés.

 

Campanha 2023 – Contempla diversas ações como a distribuição de flyers em empresas da cidade, a iluminação em verde do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, e ainda um evento especial destinado aos profissionais da segurança do trabalho das empresas do município. Será na Casa da Cultura, às 14h, na sexta-feira dia 28 de abril.

 

“A intenção é que governo, empregadores e trabalhadores participem juntos para a efetivação de locais seguros e sem acidentes, através de direitos e responsabilidades definidas. Que possamos alcançar cenários onde a maior prioridade seja a vida, saúde e prevenção”, afirma Viviane Janz Moretti.

 

Datas em abril – Este mês foi escolhido em razão da celebração do Dia Mundial da Saúde que foi no último dia 7 de abril, e também devido ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril e instituído pela OIT. Essa data marca uma tragédia ocorrida na década de 1960, no estado da Virgínia, Estados Unidos, quando uma explosão em uma mina de carvão matou 78 trabalhadores. Já no Brasil, a lei 11.121/2005 estabeleceu a mesma data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Apoiar o Abril Verde é gerar a conscientização de que, com a troca de informações e o cuidado com o ambiente de convívio laboral, favorecemos uma cultura de prevenção à vida. Participe do evento, compartilhe e convide seus colegas de trabalho, líderes e demais interessados, é um assunto que abrange toda a sociedade.

 

Para mais informações entre em contato com a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) pelo número (41) 3291-5004.

 

E para acionar o órgão ou registrar algum tipo de denúncia, ligue para a ouvidoria do SUS no número 0800 641 3377, ou abra um processo diretamente na Ouvidoria Municipal: https://campolargo.atende.net/autoatendimento/servicos/ouvidoria-municipal

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *