Pular para o conteúdo

Você ainda está pensando em comprar uma franquia?

28/02/2024
franquia

Você está pensando em comprar uma franquia?

 

Preciso aqui te explicar vantagens e desvantagens ao se comprar um negócio pronto. É muito comum as pessoas imaginarem que ao adquirirem uma franquia elas irão ter sucesso garantido, milhares de clientes e receita certa, essa ideia glamorosa é o que leva muitas pessoas a deixarem a vida de funcionário para se aventurarem na vida de empresário…

 

Vantagens:

 

1. Marca estabelecida: sim, você vai ter direito de utilizar uma marca já estabelecida e reconhecida no mercado, com isso você já está atraindo clientes, fato.

 

2. Um modelo de negócio comprovado: já está tudo pronto! O negócio já vem com fornecedores, produtos, marketing, estratégias, um jogo completo de práticas que reduz o risco do começar um negócio do zero.

 

3. Suporte e treinamento: algumas franquias oferecem suporte e treinamento, essas são as melhores! Esse tipo de franquia realmente ajuda o franqueado a empreender.

 

4. Redução de riscos: esse investimento pode ter menores riscos, pois o histórico de sucesso e o suporte pode dar segurança e principalmente um direcional para o novo empresário.

 

5. Poder de negociação coletiva: sendo franqueado você deverá conseguir melhores preços e condições de compra junto aos fornecedores homologados.

 

Legal, hein? Muitas vantagens que te deixam à frente de muitos novos negócios, mas e as desvantagens?

 

1. Investimento inicial significativo: normalmente ao adquirir uma franquia você precisa investir em estrutura, pessoal, instalações, sistema operacional, … esse valor pode variar de franquia para franquia, além das taxas de publicidade e royalties.

 

2. Independência limitada: sim, você se tornará dependente de um dono do negócio, porque ao comprar uma franquia você está automaticamente concordando em seguir as diretrizes e os padrões estabelecidos pela franqueadora. Isso significa que você será limitado para implementar suas próprias ideias e tomar decisões independentes sobre o negócio. Por exemplo, comprou a franquia de uma hamburgueria? Você terá que trabalhar com a receita da franqueadora, com os valores que a franqueadora dita e só pode agregar os acompanhamentos que a franqueadora permite.

 

3. Dependência da franqueadora: seu sucesso está diretamente ligado à franqueadora. Se a franqueadora enfrentar problemas financeiros, problemas de reputação ou problemas legais, isso pode afetar negativamente o desempenho do seu negócio.

 

4. Concorrência entre unidades da mesma franquia: já me deparei com franqueadoras que não se preocupam na localização de seus franqueados, ou seja muitas vezes podem haver muitas unidades da mesma franquia em uma determinada região, isso é horrível porque vai levar a uma concorrência direta entre franqueados, afetando diretamente o lucro do novo empresário.

 

5. Restrições operacionais: ao assinar o contrato você concorda em seguir as diretrizes operacionais específicas da franqueadora, isso significa comprar somente dos fornecedores homologados, se limitar aos produtos ou serviços oferecidos, praticar os preços tabelados, respeitar o design de loja, entre outros. Isso pode limitar a sua flexibilidade e adaptabilidade às necessidades locais.

 

Portanto, se você pensa em adquirir uma franquia estude muito bem o negócio, entenda o material que a franqueadora oferece e analise muito bem as informações. Caso você não saiba como fazer isso, busque ajuda de um consultor empresarial. Cuide do seu dinheiro.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *