Pular para o conteúdo

Você sabe o que é governança corporativa?

10/08/2022

Muito se fala hoje sobre compliance nas empresas, mas pouco se fala de governança corporativa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa “é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Traduzindo, governança corporativa são as regras que dão sentido à rotina do negócio. Essas regras garantem agilidade, transparência e dão autonomia aos colaboradores, pois as regras quando claras e registradas facilitam a tomada de decisões gerenciais.

Quem aprova? Quantos são os aprovadores? Qual o workflow de aprovações? Qual o limite para cada aprovador? Quanto temos de orçamento? De quem é a palavra final? Como é o organograma? Qual a função desse colaborador?

Crescer com governança significa aprimorar os processos de administração da empresa, com rotinas, processos, funções e políticas claras.

Os princípios da governança corporativa, segundo o IBGC são: equidade, que é o tratamento sem diferenciação e de forma justa, independente do cargo, prestação de contas (accountability), como próprio princípio já diz, prestar contas, mas sempre de modo claro, respondendo integralmente pelas consequências de suas decisões, responsabilidade corporativa, que é o zelo pela viabilidade econômico-financeira da empresa e cuidado com o crescimento sustentável e a transparência, que é agir de forma clara e ética, respeitando processos.

Considerada como complementar, a governança complementa o compliance, pois juntas permitem melhores resultados, integridade e consequentemente saúde ao negócio.

Enquanto o compliance garante o cumprimento da lei e das boas práticas, a governança busca reforçar a reputação organizacional.

Uma empresa com boa reputação atrai investidores!!!

Sim, atrai investidores e facilita a liberação de crédito, isso porque o mercado entende que uma empresa que trabalha com governança corporativa tem controles, procedimentos e práticas que garantem inibir conflitos de interesse, fraudes, abuso de poder e tomadas de decisão sem justificativas.

Quer saber? Essa empresa dificilmente será envolvida em escândalos de corrupção, pois o interesse dos sócios não será colocado acima dos interesses da própria empresa.

Mas… Como toda mudança tem seus desafios e como nem tudo são flores, implantar em uma empresa um departamento de compliance e governança corporativa esbarra principalmente na cultura organizacional.

Acredito sim, ser esse o maior de todos os desafios.

A cultura do “sempre foi feito assim”, “foi assim que eu aprendi” ou “desse jeito sempre deu certo” é a grande barreira para implementação de um departamento de compliance.

Nesse ponto os colaboradores, os gestores e principalmente o dono da empresa, (todos) precisam estar engajados e encorajados a aceitar essas mudanças.

Não podemos esquecer que controles internos, auditoria, compliance, processos, controles, governança corporativa, são métodos que acompanham a gestão, pois prezam pela conformidade e trazem segurança para as empresas, logo, implementar os processos de governança só traz benefícios significativos para melhoria da gestão.

Na prática, ajuda sua empresa a superar os desafios do dia a dia, como: definir estratégias, monitorar o desempenho, ampliar o acesso a recursos financeiros além de diminuir e inibir o conflito de interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *