HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

12/07/2024

NEGÓCIOS

8 maneiras como a inteligência artificial está impactando o mercado de trabalho

A rápida evolução da inteligência artificial (IA) tem gerado transformações significativas em diversos setores da sociedade, e o mercado de trabalho não fica de fora dessa revolução. A implementação de tecnologias como IA, machine learning e automação tem gerado mudanças nas dinâmicas de emprego, o que requer uma reflexão cuidadosa sobre como essas transformações estão afetando os profissionais e o futuro do trabalho.

 

Dados da Goldman Sachs, apontam que até 18% das tarefas realizadas por humanos serão automatizadas nas próximas décadas, uma tendência que, segundo o consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler tem levantado preocupações sobre o impacto da IA no mercado de trabalho. “A inteligência artificial está mudando a forma como as empresas operam e isso inclui o mercado de trabalho. É importante reconhecer que, embora algumas ocupações possam ser automatizadas, outras surgirão, proporcionando oportunidades para os profissionais se reinventarem e desenvolverem novas habilidades”.

 

Para Weiler, a chave está na capacidade de adaptação e aprendizado contínuo. “As profissões que demandam habilidades exclusivamente humanas, como criatividade, empatia, resolução de problemas complexos e pensamento crítico, tendem a se destacar e encontrar espaço em um mundo cada vez mais automatizado. Além disso, a colaboração entre humanos e IA pode impulsionar a produtividade e a eficiência em diversas áreas”, conta.

 

8 maneiras como a inteligência artificial está impactando o mercado de trabalho

Automação de tarefas repetitivas

A inteligência artificial está sendo usada para automatizar tarefas que antes eram feitas por humanos, permitindo maior eficiência e redução de custos.

 

Aumento da eficiência operacional

A IA pode analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e insights que podem levar a melhorias operacionais e tomadas de decisão mais informadas. Segundo o National Bureau of Economic Research, o acesso à IA generativa no trabalho aumentou a produtividade dos funcionários em 14%.

 

Surgimento de novas profissões

Com a IA, novas oportunidades de emprego surgem, pois são necessários profissionais capazes de desenvolver, implementar e manter sistemas de inteligência artificial. As principais profissões que serão criadas serão: engenheiros de machine learning, designers conversacionais, especialista em ética da IA, designers de prompts para AI e curadoria da informação para AI.

 

Transformação das habilidades necessárias

A IA aumenta a demanda por habilidades técnicas, como conhecimento em ciência de dados, programação e análise estatística, enquanto habilidades humanas, como criatividade, resolução de problemas complexos e empatia, se tornam ainda mais valorizadas.

 

Impacto em setores específicos

Alguns setores, como atendimento ao cliente, transporte e varejo, estão sendo profundamente impactados pela IA, com a automatização de processos e a substituição de trabalhadores humanos por sistemas inteligentes.

 

Colaboração entre humanos e IA

A IA também está sendo usada para auxiliar os profissionais em suas tarefas, fornecendo insights rápidos e ajudando a automatizar partes do trabalho, permitindo uma maior produtividade e eficiência.

 

Redefinição de papéis

Com a introdução da IA, muitos empregos estão sendo redesenhados, com uma redistribuição de tarefas entre humanos e máquinas, o que exige uma adaptação dos profissionais e aquisição de novas competências.

 

Preocupações com a substituição de empregos

A rápida evolução da IA tem gerado preocupações sobre a possibilidade de substituição de empregos tradicionais. É importante pensar em maneiras de requalificar e realocar os trabalhadores afetados para garantir uma transição suave.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *