O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e em parceria com os municípios locais, inicia nesta quinta-feira (16) os atendimentos na unidade de apoio à saúde instalada em Matinhos. Ainda nesta semana, as unidades de Pontal do Sul e Guaratuba, cujas tendas estão em fase final de montagem e mobília, também entrarão em operação, conforme a demanda dos gestores municipais e o aumento no fluxo de pacientes, que se intensifica nos finais de semana.
Essas estruturas complementares foram planejadas para oferecer uma alternativa de atendimento aos moradores, turistas e veranistas que frequentam a região durante a temporada de verão. O objetivo é apoiar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) municipais, organizando os serviços existentes e garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento à saúde.
Inicialmente, o serviço é uma resposta ao aumento no número de casos de viroses no Litoral, comuns nesta época do ano, mas também atenderá pacientes com outras patologias, como a dengue.
“As tendas são parte de um esforço integrado para atender à demanda crescente por serviços de saúde durante a temporada, garantindo que a população tenha acesso rápido e eficaz aos cuidados necessários”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
As unidades funcionarão 24 horas por dia até o fim do carnaval. Cada tenda contará com dois consultórios médicos e uma área para hidratação de pacientes, com capacidade para atender até 250 pessoas por dia. O investimento da Sesa para viabilizar o serviço supera R$ 1 milhão.
Leia outras notícias no HojePR.