O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) está “bastante preocupado” com a decisão do Ministério da Saúde de decretar o fim do estado de emergência sanitária por causa da covid.
Segundo o deputado, apesar de ser uma medida administrativa, “é uma sinalização negativa e um risco absolutamente desnecessário”, avaliou.
“Creio que o momento é de cautela e de manter as medidas de prevenção, como lavar as mãos e usar máscaras sempre que julgar necessário. As vacinas e os cuidados sanitários salvam vidas, e ainda não é o momento de baixarmos a guarda. O fim da pandemia depende de todos nós”, frisou.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no domingo (17), em pronunciamento oficial em rádio e TV, o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) relacionada à covid-19.
Romanelli alerta que o vírus continua circulando no país e “a doença não está controlada em diversas regiões do mundo”. “A decisão vai dificultar medidas emergenciais caso o cenário piore novamente por aqui”, disse.
O deputado lembra que o decreto reduzia a burocracia no enfrentamento à doença, permitindo a contratação temporária de profissionais de saúde e facilitando a compra de insumos.
“A decisão ainda pode comprometer ações em andamento em estados e municípios que utilizam recursos de maneira emergencial”, frisou.