HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/01/2023



Sem Categoria

Fim da emergência sanitária é risco desnecessário, diz Romanelli

 Fim da emergência sanitária é risco desnecessário, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) está “bastante preocupado” com a decisão do Ministério da Saúde de decretar o fim do estado de emergência sanitária por causa da covid.

 

Segundo o deputado, apesar de ser uma medida administrativa, “é uma sinalização negativa e um risco absolutamente desnecessário”, avaliou.

 

“Creio que o momento é de cautela e de manter as medidas de prevenção, como lavar as mãos e usar máscaras sempre que julgar necessário. As vacinas e os cuidados sanitários salvam vidas, e ainda não é o momento de baixarmos a guarda. O fim da pandemia depende de todos nós”, frisou.

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no domingo (17), em pronunciamento oficial em rádio e TV, o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) relacionada à covid-19.

 

Romanelli alerta que o vírus continua circulando no país e “a doença não está controlada em diversas regiões do mundo”. “A decisão vai dificultar medidas emergenciais caso o cenário piore novamente por aqui”, disse.

 

O deputado lembra que o decreto reduzia a burocracia no enfrentamento à doença, permitindo a contratação temporária de profissionais de saúde e facilitando a compra de insumos.

 

“A decisão ainda pode comprometer ações em andamento em estados e municípios que utilizam recursos de maneira emergencial”, frisou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *