Em 2018 publiquei em meu Blog a relação dos passaportes considerados mais poderosos do mundo de acordo com o site Passport Index. Depois não voltei a consultar o ranking, mas como os dados têm relação com a geopolítica e já se passaram quase 4 anos e meio, julguei interessante atualizá-los.
O critério para classificação começa com o número de países que o portador do passaporte pode visitar sem necessidade de visto, seguido por aqueles em que a autorização para entrar é dada na chegada, e por último os que exigem visto prévio.
O Brasil está em 12° lugar, empatado com a Argentina; em 2018 estávamos em 14° junto com Bulgária, Romênia e Emirados Árabes Unidos. Nossa posição melhorou um pouco, é verdade, mas surpreendente mesmo é a evolução dos Emirados, cujo passaporte agora ocupa o 1° posto, permitindo que seus cidadãos desembarquem livremente em 123 países, enquanto em outros 58 poderão receber autorização na chegada. Somente para visitar 17 nações precisam conseguir visto antes de embarcar.
Para o passaporte brasileiro os números são:
– em 110 países somos admitidos livremente; em 51 receberemos autorização ao chegar, e para 37 teremos que pedir visto antes de sair de casa.
Não podemos nos queixar: os afegãos, coitados, só entram sem nenhum empecilho em 5; em 34 podem obter o visto na chegada e para 159 terão que solicitar visto antecipado.
Do 1° ao 10° lugares os países são estes:
1° – Emirados Árabes Unidos
2° – Suécia – Alemanha – Finlândia – Luxemburgo – Espanha – França – Itália – Países Baixos – Áustria – Suiça – Coreia do Sul
3° – Dinamarca – Bélgica – Portugal – Noruega – Polônia – Reino Unido – Irlanda – Nova Zelândia – Estados Unidos
4° – República Tcheca – Grécia – Lituânia – Hungria – Japão – Canadá – Austrália
5° – Singapura – Malta – Eslováquia
6° – Estônia – Letônia – Eslovênia
7° – Islândia – Liechtenstein
8° – Chipre – Croácia – Romênia – Bulgária
9° – Malásia
10° – Mônaco
Leia outras colunas do Gerson Guelmann aqui.
Cadê o Japão, que sempre estava em 1°?
Excelente reportagem. Me lembro a vez em viagem ao Oriente Médio nos prevenirem ainda do fato do passaporte brasileiro ter um grande interesse por parte de criminosos pelo fato de aceitar qualquer foto de qualquer etnia..