O índice sobre o mercado de Real Estate na América Latina acaba de ser publicado pela Latin Trade, em parceria com a World Trade Centers Association (WTCA) – player internacional que reúne mais de 320 escritórios associados pelo mundo. A análise, para o primeiro semestre de 2023, mostra que o indicador de desempenho do mercado imobiliário de locações e vendas está em 17,6, sendo o melhor desempenho desde que essa medição começou a ser feita, em 2020.
No Sul do Brasil, a pesquisa contou com a participação do WTC Curitiba e apoio do presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, Carlos Eduardo Canto, e de especialistas da Petinelli – Soluções em Green Building, que atua em Curitiba, Porto Alegre e Balneário Camboriú. As empresas compilaram dados e resultados de questionários feitos nas regiões para integrar a pesquisa geral.
“O setor imobiliário comercial, em especial o mercado de escritórios, está passando por uma evolução impulsionada pela fusão de tecnologia e pelas dinâmicas em mudança do trabalho. As empresas que adotam essas tendências estão melhor posicionadas para permanecerem competitivas e oferecer a seus funcionários um ambiente que promove inovação, adaptabilidade e colaboração”, explica Daniella Abreu, presidente do World Trade Center (WTC) Curitiba, Joinville e Porto Alegre e também do MAC Trade and Services – Américas do WTCA.
Medição para especialistas
O relatório foi elaborado com base na sexta edição da pesquisa semestral do WTCA, dirigida a especialistas da área. A apresentação é estruturada em quatro seções: análise do estado atual dos arrendamentos, avaliação da situação atual das vendas, previsões para o próximo semestre em arrendamentos e projeções de vendas.
De acordo com Robin van Puyenbroeck, diretor executivo de desenvolvimento de negócios do WTCA, uma das tendências mais proeminentes que moldam o futuro dos espaços de escritório é o aumento da flexibilidade no trabalho. “O tradicional dia de trabalho das 9h às 17h está dando lugar a horários mais flexíveis que acomodam uma ampla gama de preferências. Essa mudança deu origem à proliferação de espaços de co-trabalho, onde profissionais podem escolher o ambiente mais adequado para suas tarefas, em uma área de colaboração ou em um canto tranquilo para se concentrar no trabalho.”
Além disso, o Índice de Expectativas mostra os resultados que os especialistas esperam para o segundo semestre de 2023 em locação e vendas de escritórios. Neste caso, explica Robin, é evidente que há um progresso muito bom – assim como no Índice de Desempenho – com a marca de 22,5, o que se traduz no melhor resultado histórico neste item.
Edifícios inteligentes
A transição para arranjos de trabalho flexíveis, trabalho remoto, edifícios inteligentes, realidade virtual, tomada de decisões baseada em dados e iniciativas focadas na saúde estão transformando o futuro dos espaços de escritório de maneiras profundas.
Segundo o relatório, o conceito de edifícios inteligentes está revolucionando os espaços de escritório, incorporando tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e a experiência do usuário. “Esses edifícios são equipados com dispositivos IoT (Internet das Coisas), que coletam e analisam dados para otimizar o uso de energia, a utilização do espaço e o conforto geral. Edifícios inteligentes não apenas oferecem economia de custos, mas também contribuem para os esforços de sustentabilidade, alinhados com a crescente conscientização sobre responsabilidade ambiental”, descreve o diretor do WTCA.
O informe completo WTCA Prime Office Index Latam pode ser acessado no link.
WTC no Brasil e no mundo
O WTC é uma importante entidade no ambiente de negócios há mais de 50 anos. É formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do World Trade Centers Association (WTCA), associação que reúne os World Trade Centers em todo o mundo.
Leia outras notícias no HojePR.