…desconhecidos da maioria das pessoas mas que deixaram um belo legado para a nossa cidade.
Esta igreja fica perto do Jardim Botânico, no caminho para o Centro Politécnico e para a BR277.
Se chama Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
O Sr. Osmar Horstmann foi quem fez o projeto e execução do mural de lajotas que embeleza a fachada da igreja.
Os vitrais da igreja também. Inclusive o mural tem a assinatura dele.
A própria esposa do Sr. Osmar, D Brigitte, foi quem queimou as lajotas para compôr o painel no forno que tinham em casa e que alcançava 900 graus.
Era elétrico e ia uma fortuna em energia elétrica.
Os vitrais iam para o forno a uma temperatura mais baixa. A tinta que dava cor aos vitrais era em pó, misturada com vinagre.
A alta temperatura do forno fundia a camada mais externa do vidro com a tinta. Dessa forma a tinta passava a fazer parte do vidro.
Já a queima das lajotas era em temperatura bem mais alta. A parte mais externa das cerâmicas vitrificadas também se fundia às tintas.
O casal se conheceu trabalhando no mesmo atelier. Ambos foram alunos do Sr. João Genert.
Sr. João Frederico Genehr fez a Nossa Senhora em azulejos brancos e azuis que enfeita a fachada da Igreja do Rosário.
Já a guirlanda que contorna a porta de entrada e os demais azulejos que compõem o conjunto foram feitos pela Dona Brigitte.
Sr Genehr desenhou e Dona Brigitte fez a transposição do desenho para os azulejos e tambem a queima no forno. Isso no ano de 1954.
Com o casamento e chegada dos filhos, Dona Brigitte parou de trabalhar fora mas continuou auxiliando o marido na queima dos azulejos.
Sr Osmar Horstmann fez artes magníficas hoje espalhadas em Curitiba e que muitos desconhecem o autor. Vou citar algumas:
Os atuais vitrais da Igreja do Cabral que tiveram que ser restaurados após a grande explosão de um caminhão de dinamite na região.
O grande Painel de Poty atrás da Catedral, que foi projetado, desenhado e colorido por Poty.
Já a transposição do desenho para os azulejos e lajotas foi feita pelo Sr Osmar Horstmann. Ele dominava essa técnica como raras pessoas.
O rosto do Papa João Paulo ll na Igreja polonesa de Santo Estanislau – vitral confeccionado na época da visita do Papa a Curitiba e que impressiona pelo realismo. Foram utilizados quase 3000 cacos de vidro e 45 tonalidades de cor e é também uma obra do Sr. Osmar Horstmann em parceria com outro artista/empreendedor.
Poderia citar muitas outras obras aqui no Paraná, a maioria sacras, presentes em outros estados e até em países da América Latina.
Sr Osmar Horstmann não está mais entre nós. Mas Dona Brigitte Horstmann está. Linda e muito simpática.
Longa vida a Dona Brigitte! Seu trabalho nos orgulha!
Leia outras colunas da Karin Romanó aqui.