Em dias mais frios, é comum sentir uma vontade maior de comer. O corpo humano entende que precisa se manter aquecido, por isso, é normal o aumento de apetite e a necessidade de consumir alimentos mais calóricos durante o outono e inverno. Mas é possível satisfazer a vontade de comer mais nessas estações de maneira saudável e equilibrada, mantendo o controle sobre a alimentação e promovendo o bem-estar geral.
Segundo Jacielen Larroza, nutricionista e gerente de Produção Hospitalar da Sapore, a vontade de comer comidas mais calóricas é normal, já que o corpo entende a necessidade de se manter aquecido. Mesmo assim, é possível manter uma dieta equilibrada e incluir alimentos saudáveis nela, como vegetais de raiz, leguminosas, grãos integrais, chás quentes e sopas e caldos caseiros.
“É importante manter uma dieta equilibrada para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo saudável. Quando preparamos e consumimos uma sopa ou um caldo caseiro, com legumes, proteínas e carboidratos, nós atendemos as necessidades do nosso corpo, porque vamos mantê-lo aquecido e, ao mesmo, tempo, saudável”, explicou a nutricionista.
Ela também explicou que não existe um alimento que podemos consumir mais no outono e no inverno, mas os que devemos evitar ou consumir em menor quantidade, como as frituras, as comidas muito salgadas e os doces.
“Podemos substituir os chocolates por frutas secas e desidratadas, e os biscoitos doces e salgados por pães com ovos ou mingau de aveia com canela. Também dá para trocar o capuccino ou chocolate quente por uma deliciosa receita feita com café sem açúcar, mel e uma bebida vegetal de sua preferência, como leite de soja”, completou.
Jacielen separou sete dicas bem fáceis para ajudar a manter uma alimentação saudável e saborosa durante os dias mais frios.
Sete dicas de alimentação para dias frios
1. Escolha alimentos nutritivos e saciável:
Opte por sopas e caldos ricos em vegetais de raiz (batata-doce, cenoura, nabo, beterraba e inhame) e crucíferos (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas e repolho), proteínas magras (frango, tofu e até carne vermelha magra) e grãos integrais (aveia, quinoa, cevada e arroz integral). Eles são quentes, satisfatórios e podem ajudar a controlar o apetite.
Leguminosas: feijões, lentilhas e grão-de-bico são ricos em fibras e proteínas, ajudando a manter a saciedade por mais tempo.
Grãos integrais: arroz integral, quinoa, aveia e outros grãos integrais fornecem energia sustentada e são mais saciáveis do que os refinados.
2. Incremente a ingestão de proteínas:
Proteínas magras: peito de frango, peixes, ovos, leguminosas e laticínios com baixo teor de gordura ajudam a prolongar a sensação de saciedade.
3. Aumente o consumo de fibras:
Frutas e vegetais: maçãs, peras, cenouras, brócolis e espinafre, por exemplo, ajudam a regular o apetite.
Sementes e nozes: chia, linhaça, nozes e amêndoas são ricas em fibras e gorduras saudáveis.
4. Beba líquidos quentes e hidratantes:
Chás de ervas: chás sem cafeína, como camomila, hortelã e rooibos (planta africana conhecida também como chá vermelho), ajudam a aquecer e a controlar a fome entre as refeições.
Água: mesmo no inverno, precisamos beber água para manter o corpo hidratado.
5. Faça refeições menores e frequentes:
Comer pequenos lanches saudáveis entre as refeições principais pode ajudar a controlar a fome e evitar excessos. Escolha opções como frutas, iogurte natural, vegetais crus com homus (pasta a base de grão de bico) ou uma pequena porção de nozes.
6. Mantenha-se ativo:
A atividade física regular pode ajudar a controlar o apetite e melhorar o humor. Mesmo durante o inverno, tente incluir caminhadas, exercícios em casa ou outras atividades físicas na sua rotina.
7. Controle os desejos por alimentos confortáveis:
Sim, é difícil evitar as massas e sobremesas. Porém é possível optar por versões mais saudáveis como macarrão de trigo integral com molho de tomate ou sobremesas à base de frutas e iogurte. Mas, permita-se um pequeno prazer ocasional, mas com moderação. Isso pode ajudar a evitar sentimentos de privação e compulsão alimentar.
Ao seguir essas dicas, você pode garantir que sua alimentação durante os meses mais frios seja nutritiva, equilibrada e reconfortante.
Sobre a Sapore
A Sapore, fundada em 1992, é a primeira multinacional brasileira no segmento de alimentação e facilities. Com 1.500 unidades operacionais no Brasil e Colômbia, um time com mais de 18 mil colaboradores, abrangendo desde serviços de food service até soluções integradas de facilities. Com sua versatilidade atende uma vasta gama de clientes em diversos setores, incluindo Educação, Saúde, Bases Remotas, Eventos, Varejo e Corporativo. Esta abrangência demonstra a flexibilidade da empresa em adaptar-se às necessidades específicas de cada cliente. Além de consolidar sua oferta de Alimentação, a Sapore expandiu sua oferta de serviços para incluir facilities em todos os segmentos mencionados.
Um marco significativo nesta jornada de expansão foi o lançamento da Sapore INBox, uma linha de pratos prontos voltados para o consumidor do varejo, e a introdução de uma linha gourmet, fruto de uma parceria exclusiva com Alex Atala, renomado chef e considerado o oitavo melhor do mundo.
Leia outras notícias no HojePR.