HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

03/05/2024

LITERATURA

Literatura

Artista Juliana Stein lança livro acessível para pessoas com deficiência visual em parceria com a BPP

 Artista Juliana Stein lança livro acessível para pessoas com deficiência visual em parceria com a BPP

A artista Juliana Stein, fundadora do Instituto Isso Conta, lança nesta quarta-feira (21) às 17h30, no saguão da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a obra O Verso da Página Contém o Outro Lado publicação é inteiramente acessível com transcrição em braille realizada pela Seção Braille da biblioteca. O livro traz fotografias, ilustrações e poesias visuais, utilizando as páginas do livro.

 

Juliana conta sobre a proposta do livro: “Proponho reflexões em torno do espaço subjetivo da leitura, seja do texto ou da imagem. A partir do conjunto de obras reunidas neste livro, busco acionar a linguagem a partir do fluxo razão-intuição. O sentido de algo se dá, muitas vezes, como um efeito e observar, acionar os jogos implicados nesse processo significa abrir novos caminhos”.

 

A acessibilidade da obra trouxe desafios para a equipe de Seção Braille da BPP como destaca a coordenadora Cleomira Burdzinski. “Optamos por realizar dois processos, confeccionamos um caderno específico em papel e código braille com as descrições de todas as imagens e, no próprio livro, realizamos a transcrição dos textos”, esclarece. Em média, a transcrição para o braille ocupa três vezes mais espaço do que um texto normal e por isso, optou-se por um caderno à parte. Burdzinski explica que a técnica se fundamenta em um código universal em relevo, utilizado como escrita e leitura tátil composto por células com seis pontos. A partir deles podem ser realizadas 64 combinações que representam letras, números, pontuação e acentos.

 

A Seção em Braille da BPP existe desde março de 1969 e se destaca nacionalmente entre as bibliotecas públicas por seu acervo com aproximadamente 25 mil títulos em livros digitais e 4 mil no formato “livro falado” (versão em áudio do livro em tinta). Neste caso, a gravação pode ser em voz sintetizada (artificial) ou de voluntários.

 

Desde 2020, quando fundou o Instituto Isso Conta, organização sem fins lucrativos, a artista desenvolve ações nas áreas de arte, educação, psicologia, filosofia, literatura, fotografia, e audiovisual. A proposta do instituto é promover acessibilidade e democratização da arte por meio da elaboração de livros, de exposições artísticas nas escolas e em outros espaços públicos com distribuição de material pedagógico e  formação continuada de professores.

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Divulgação)

Leia Também

                       
Teóloga lança livro com vivências que vão além dos conhecimentos convencionais

Teóloga lança livro com vivências que vão...

Como os milagres acontecem em nossas vidas? Quais são os

Livros para ler com pipoca: histórias que saíram dos livros e foram para as telinhas

Livros para ler com pipoca: histórias que...

Mais um feriado está e chegando e quem ama ler

Halloween literário: Livrarias Curitiba e Editora Darkside promovem ação especial de Dia das Bruxas

Halloween literário: Livrarias Curitiba e Editora Darkside...

Para juntar a paixão pelos livros e a época mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *