HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Sem Categoria

Associação do MP promove palestra com José Eduardo Faria

 Associação do MP promove palestra com José Eduardo Faria

A Associação Paranaense do Ministério Público retoma o Café com Letras, trazendo o professor da USP e da FGV, José Eduardo Faria, para a palestra sobre “Eleições e governabilidade”, no dia 28 de abril, às 19h. Será a primeira edição de 2022, após o período em que os eventos foram suspensos em função da pandemia.

 

De acordo com Faria nos acostumamos a limitar a política em torno do Estado no processo eleitoral. “Há um deslocamento do processo político para outras áreas”. Em sua palestra o professor abordará a forma como os desafios estruturais do processo político e seus problemas afetam a governabilidade.

 

Recentemente, Faria citou a liberação indiscriminada de recursos em ano eleitoral, favorecendo a reeleição dos que já detêm cargos eletivos e inviabilizando a renovação. Ao final, desenvolve-se um círculo vicioso que contribui para a perpetuação dos mesmos e, consequentemente, exige toda uma estrutura de loteamento de cargos para a continuidade do processo, tornando o estado menos eficiente.

 

A sustentação política e administrativa para que a máquina pública continue a funcionar nesses parâmetros dificulta um projeto de governo. A solução, segundo o professor, passa pela Reforma política e partidária; pelo deslocamento do ponto de vista partidário para a sociedade civil e o surgimento de novos canais de comunicação, como as audiências públicas.

 

O protagonismo do judiciário também afeta uma atuação política mais eficiente. Em sua fala, o professor também abordará o atual cenário em que a sociedade civil está mais atenta; os movimentos sociais estão melhor estruturados e há uma pauta social, a qual os partidos políticos não conseguem catalisar, numa sociedade cada vez mais complexa e plural como a brasileira. O Café com Letras é um evento gratuito e aberto à comunidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *