ANO IV

24/06/2026

HojePR

PROGRAME-SE

Campo Largo transforma programa de reciclagem em política pública e lança Casa Eco

30/03/2026

A Prefeitura de Campo Largo oficializa a transformação do programa “so+ma Vantagens”, criado pela SO+MA, em política pública municipal com o lançamento do Programa Casa Eco. A inauguração acontece em 31 de março, na unidade Casa Eco Vila Bancária.

Iniciado em maio de 2023, o programa incentivava a população a entregar materiais recicláveis em troca de benefícios. Em quase três anos, foram recolhidas 375 toneladas de resíduos e cadastradas mais de 2,2 mil pessoas, com impactos ambientais significativos:

  • Preservação de 4,7 mil árvores;
  • Economia de 32,2 milhões de litros de água;
  • Redução de 1,29 milhão de quilos de CO₂.

Também foram destinados R$119 mil a cooperativas de catadores.

O sucesso do projeto levou à expansão das unidades em diferentes bairros, aumentando a coleta de materiais e o alcance da iniciativa na cidade. Com a municipalização, o Casa Eco passa a integrar oficialmente a política de gestão de resíduos sólidos, mantendo a combinação de tecnologia, educação ambiental e recompensas para os participantes.

O programa contou com apoio da SIG, que ajudou a ampliar a participação da comunidade e fortalecer a economia circular local. Além disso, um aplicativo permite que os usuários acompanhem pontuação, benefícios e impactos ambientais, incentivando engajamento contínuo.

De acordo com a prefeitura e a SO+MA, o objetivo da nova fase é expandir o programa para outras regiões e consolidar o envolvimento da população em práticas sustentáveis, fortalecendo a cultura de reciclagem e a economia circular no município.

Foto: Divulgação

Leia outras notícias no HojePR.
• Siga o HojePR no Instagram.