HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

17/05/2024

ELEIÇÕES 2022

Candidato a deputado estadual, Fadel abre mão de fundo eleitoral

fadel

Candidato a deputado estadual pelo PSD, Moacyr Fadel  já administrou Castro em quatro mandatos e é tido como um dos melhores prefeitos da cidade, nos Campos Gerais. É dele, por exemplo, o ‘Porteira Adentro’, programa que atendeu diversas propriedades rurais do município, levando maquinário da Prefeitura para fazer serviços como melhorias nas estradas e aberturas de valetas.

Reconhecido pela austeridade com a coisa pública, o ex-prefeito é um dos poucos candidatos que abriu mão do fundo eleitoral para a sua campanha política. Segundo ele, esta decisão separa a seriedade da demagogia. “Abri mão do fundo eleitoral porque se nós queremos mudar a política, se nós queremos mudar o Paraná, começa com esse tipo de atitude”, declara Fadel.

O candidato ainda ressalta que não tem “nada contra quem pegou [o fundo eleitoral] mas aí separa os homens dos meninos”, diz. Ele ainda finaliza. “Isso acaba viciando o eleitor com cadastramentos e dinheiro público e o compromisso acaba ficando de lado. Quem votar em mim vai votar pelo o que eu sou, pelo trabalho que nós fizemos e que pretendemos fazer”, finaliza.

 

Fundo eleitoral

Os partidos políticos no Brasil contam com duas fontes de recursos públicos para financiar as campanhas dos candidatos nas eleições: o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Eleitoral, e o Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, o Fundo Partidário.

O Fundo Partidário é destinado à manutenção dos partidos políticos e é distribuído mensalmente; enquanto o Eleitoral é voltado exclusivamente ao financiamento de campanhas eleitorais e é distribuído somente no ano da eleição. A fonte é formada por dotações orçamentárias da União, multas e penalidades pecuniárias de natureza eleitoral, doações de pessoas físicas depositadas diretamente nas contas dos partidos (abertas especificamente para o Fundo) e outros recursos que eventualmente forem atribuídos por lei.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

z