HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

POLÍTICA

Chiorato protocola pedido de impeachment de Ratinho Junior

arilson

O presidente do PT do Paraná, deputado Arilson Chiorato, apresentou, nesta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa, um pedido de impeachment do governador Ratinho Junior à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O documento que embasa o pedido, aponta infrações políticas e administrativas ocorridas durante o processo de privatização das escolas públicas. Um abaixo-assinado também foi disponibilizado pelo parlamentar, permitindo a manifestação popular ao pedido de impeachment.

Chiorato apresentou cinco tópicos no documento: privatização de serviço essencial sem autorização constitucional, abuso e desvio de finalidade da publicidade institucional, perseguição a servidores e dirigentes sindicais, disparos em massa de vídeos contra greve usando dados internos de pais de alunos e imposição de sigilo a documentos da Secretaria Estadual de Educação (Seed).

“O governador Ratinho Junior cometeu crimes que atentam contra o exercício dos direitos políticos, (a livre manifestação), individuais (a livre sindicalização, perseguição política e uso de dados) e sociais (o direito à educação). Também feriu a lei orçamentária estadual (previsão de contratação de empresas para terceirização)”, disse o deputado. “Além disso, o governador Ratinho Junior também atentou contra a probidade da administração ao realizar contratação sem licitação, usar a máquina estadual contra o livre exercício do direito de greve e desvio de finalidade da publicidade institucional. Todos esses apontamentos foram embasados em denúncias recebidas”, afirma o parlamentar.

O HojePR fez contato com a assessoria de imprensa do governo do Paraná para comentar as informações, mas até o fechamento dessa notícia não havia recebido retorno. O espaço fica a disposição.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *