HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/01/2023



etc

Cinemateca terá programação especial para comemorar o aniversário de Curitiba

 Cinemateca terá programação especial para comemorar o aniversário de Curitiba

A Cinemateca preparou uma agenda especial para comemorar o aniversário de Curitiba, que acontece na próxima semana. No sábado (26), às 16h, será exibido o filme Em Busca da Curitiba Perdida, o curta-metragem é baseado em um conto do famoso escritor Dalton Trevisan. Já no domingo (27), também às 16h, é a vez de entrar nas telas o documentário Belarmino e Gabriela, que mostra a vida e carreira da dupla sertaneja Nhô Belarmino e Nhá Gabriela.

 

Para encerrar a programação especial de aniversário da capital paranaense, na próxima quinta-feira (31) às 19h, será apresentado outro documentário. A Pandemia em Curitiba mostra vários registros de Curitiba em 2021, em meses que antecederam o início da vacinação e após esse período. Todas as exibições são com entradas gratuitas e livres para todas as idades.

 

Em Busca da Curitiba Perdida

Com a direção de Estevan Silveira, o curta de 2008 passa por vários pontos icônicos da cidade. A obra traz uma reflexão para o espectador sobre as várias “curitibas” que existem: aquela que é vista por quem vem de fora, aquela que os curitibanos presenciam, e a do narrador, e como todas essas visões de Curitiba são diferentes e únicas, mas simultâneas. O filme é baseado em um conto presente no livro Mistérios de Curitiba, de Dalton Trevisan.

 

Belarmino e Gabriela

O documentário de 2003 com a direção de Geraldo Pioli, reconstrói com depoimentos a vida e carreira de Salvador Graciano e Júlia Alves Graciano, mais conhecidos como Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. O casal de paranaenses formou uma dupla sertaneja durante a década de 40 e fez grande sucesso nos anos seguintes. O filme apresenta entrevistas de pessoas próximas dos músicos e intercala com canções de sucessos da dupla na interpretação de músicos paranaenses.

 

A Pandemia em Curitiba

Curta-documentário que traz cenas da cidade de Curitiba durante alguns meses de 2021, antes e durante do início da vacinação da população contra o covid-19. É uma produção sobre as transformações, restrições e comportamentos sociais que ainda fazem parte da vida curitibana durante a pandemia. É uma realização da Stalker Filmes e terá um bate papo após a exibição.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *