HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

04/05/2024

Bella Itália

Já contei aqui diversas vezes a minha viagem para a Vinitaly, em Verona, que é a segunda maior feira de vinhos do mundo, a maior em se tratando de vinhos italianos. Neste ano de 2023 eram mais de 24 mil rótulos só dos vinhos da casa. É um espetáculo, “a Disnleylândia dos tomadores de vinho”, como eu disse numa coluna do passado.

 

Dias atrás, fui procurado pela agência de turismo Vai Pro Mundo para dar umas dicas sobres vinhos da Toscana. Puxei pela memória e também passei algumas horas em pesquisa nos meus livros, revistas e fotos. A Itália é realmente um paraíso. Só na Toscana são cadastrados nos órgãos oficiais nada mais nada menos que 11 mil produtores de vinho. São desde grandes até pequenos, orgânicos, biodinâmicos, artesanais. Tem para todos os gostos.

 

A majestosa vinicola Antinori

 

É na Toscana que você vai encontrar maravilhosos Chiantis e o famoso Brunello di Montalcino. A base para a região é Florença, uma cidade que qualquer elogio não será possível para descrever a sua beleza e charme. A Toscana possui 5 rotas turísticas exclusivas de vinhos, são as estradas do Vinho Chianti, de Montepulciano, Etrucha (no litoral), de San Gimignano e Arezzo.

 

Numa curta viagem de 120 quilômetros ao sul de Florença você vai ter a oportunidade de saborear estes dois vinhos ícones da Itália. A primeira parada obrigatória é na vinícola Marchesi Antinori, que em 2022 foi eleita a melhor vinícola do mundo. A produção começou em 1385, são 26 gerações que passaram por ali honrando sua família e antepassados.

 

Na propriedade tem todo o tipo de vinho, além de grapa, vinagre, azeites e azeitonas. De vinhos de “entrada” como o Marchesi Antinori Chianti Clássico Riserva até aqueles famosos e pontuados como o Antinori Tignanello Supertoscano. Um espetáculo de vinho, 96 pontos pelos críticos Robert Parker e James Suckling. Um blend de três uvas com passagem por barrica, tem uma cor vermelha profunda e escura, no aroma muitas especiarias e frutas vermelhas e na boca taninos persistentes.

 

Tiganello Supertoscano

 

Depois de se recuperar da passagem pela Antinori, é só descer para o sul mais 80 quilômetros para chegar na Cordella. Esse vinícola é uma propriedade boutique, exclusiva. Não tem uma produção grande, são três vinhos, uma Grappa e um azeite. Os vinhos são Cordella Brunello di Montalcino, Cordella Rosso di Montalcino e Rosato Toscana. Esse último era novidade na Vinitaly de 2023. Se você ainda tem algum preconceito com relação ao vinho rosé, com certeza vai mudar de ideia no dia que experimentar esse daí. Infelizmente ele ainda não é vendido no Brasil, os outros dois sim. O Brunello da Cordella passa 24 meses em barrica de carvalho, outros 12 meses em garrafa, antes de entrar para o mercado. Essa vinícola ainda tem um hotel onde você vai poder usufruir todo o charme da Toscana.

 

Cordella Rosato foi novidade da Vinitaly 2023

 

Dicas da semana

1 – vinho Marchese Antinori Chianti Clássico Riserva Tenuta Tignanello. 90% de uva Sangiovese e 10% de Cabernet Sauvignon. 14% teor alcoólico. No site da Rootstock Vinhos por R% 573,00

 

2 – vinho Cordella Brunello de Montalcino DOCG. 100% uva Sangiovese. 14% de teor alcoólico. Importado pela La Vie Vin. Nas lojas especializadas a partir de R$ 499,00

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *