A Bodega Catena Zapata ganhou esta semana o título de Melhor Vinícola do Mundo. O prêmio foi concedido pela Word’s Best Vineyards durante evento realizado em Rioja, na Espanha. É uma grande vitória deste produtor argentino que foi o responsável por colocar os vinhos do seu país no cenário internacional e a uva Malbec nas taças de todo o mundo.
Prédio principal da Bodega Catena Zapata
A história da Catena Zapata começou em 1902 na região de Mendoza, hoje um marco na produção de alguns dos melhores vinhos do planeta. Nicolas e sua filha Laura inclusive fundaram o Instituto Catena, que estuda o solo, o clima e até os insetos que habitam os vinhedos do Adriana Wineyard a mais de 1500 metros de altitude. Contam com uma parceria com duas universidades, uma na Argentina e outra na Califórnia, nos Estados Unidos.
Nicolas Catena…o patriarca
Laura é hoje a embaixatriz e grande porta-voz da marca. Dedica grande parte do seu tempo a viajar pelo mundo, não apenas divulgando a produção da família, como também os vinhos argentinos de uma maneira em geral. A família tem uma visão única e colaborativa sobre a produção de vinhos. Reuniu o que existe de melhor no seu país. Hoje a equipe de enologia é comandada por Laura que tem como seu diretor de enologia Alejandro Vigil, e Ernesto Badja como principal enólogo. Vigil é conhecido também por produzir um vinho premiado com a nota máxima, 100 pontos pela Wine Spectator, o Gran Enemigo Gualtery.
Laura Catena com o prêmio de Melhor Vinicola do Mundo
Hoje a Bodega Catena Zapata produz mais de 20 diferentes rótulos, entre tintos, roses e brancos. Alguns deles considerados os Grand Cru da Argentina. Ao longo dos anos já experimentei de tudo um pouco do que eles produzem por lá. Uns 8 anos atrás tive a oportunidade de visitar Mendoza e passar uma tarde inteira dentro da propriedade, provando o que eles tinham de melhor. Naquela época não tinha toda a bagagem que tenho hoje, e tenho a mais absoluta certeza de não aproveitei nem 10% de todo o potencial desta vinícola. O que me deu uma certeza ainda maior de que vou voltar para Mendoza. Alguém aí topa ir junto?
Além da uva Malbec a família Zapata produz um maravilhoso Chardonnay que não deve absolutamente nada para nenhum outro vinho branco do mundo. É claro que muita gente não vai concordar comigo e vai torcer o nariz, mas como a vida é curta e precisar ser muito bem vivida, sugiro que você experimente ou o Pedras Brancas Chardonnay ou Chardonnay Ossos Brancos e depois me conte se estou certo ou errado.
Viva a Argentina. Se no futebol somos adversários ferrenhos, quando o assunto são vinhos, no meu caso, sou um fã, um grande admirador e um torcedor fanático para que eles continuem ganhando prêmios internacionais, e abastecendo as nossas adegas deste lado da fronteira com muita coisa boa.
Alguns dos rótulos da Catena Zapata
Dicas da semana
1 – vinho branco Catena Alta Chardonnay. Safra 2019. Passa 11 meses por barricas de carvalho. 14% de teor alcóolico. No site da Importadora Mistral por R$ 330,00
2 – vinho tinto Catena Zapata Malbec Argentino. Safra 2019. 99 pontos por James Suckling. Passa 18 meses em barricas de carvalho. 14% de ter alcóolico. No site da Importadora Mostra por R$ 1.270,00
Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.
Parabéns o mundo do vinho comemora junto o sucesso de vocês Admirável ver nossa vizinha Argentina com este magnífico terroa e seus belíssimos vinhos Parabéns catena Zapata 🍷🍷🇧🇷🇦🇷
Excelente matéria! Feliz em saber que uma das vinícolas que eu amo foi premiada. Resultado do trabalho de excelente qualidade.
Ainda não tive a oportunidade de conhecer Mendoza e de visitar essa vinicula maravilhosa.
Fale mais sobre a sua próxima vista.
Abs,
Glória Maria
Não sou consumidor assíduo dos vinhos Zapata por razões óbvias (preços), mas vez ou outra me vejo degustando essas delícias. Sou filho de Deus, também mereço.
Tenho muita vontade de conhecer Mendoza na Argentina. Aprecio muito o vinho dessa vincula . Parabéns pela conquista
Excelente matéria
Aprecio muito essa vinícola.
Suas matérias são excelentes. Já visitei essa vinícola.
Nessa quinta irei à Vinícola Ferreira, após ler matéria aqui.
Estarei em mendoza entre os dias 24 e 26/07. Vou apreciar o catena com Francis mallmann.
Se pudesse eu me mudaria para Mendoza. O clima é bom e vinho é minha bebida favorita. Principalmente vinho tinto.
Muito bom, gostei, Alexandre mandando muito bem, o convite para ir à Mendonza para um tour de vinhos com ele, é irresistível.