HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024



Sem Categoria

Bate papo sobre Marketing

 Bate papo sobre Marketing

Hoje não temos mais como fugir: ao entrar nas redes sociais somos bombardeados, diariamente, por posts e anúncios sobre Marketing, na sua maioria sobre marketing digital. Mas será que os algoritmos estão corretos? Todos nós somos mesmo o público alvo para estes conteúdos de marketing que estão invadindo a internet?

 

A resposta é sim! Independentemente de qual é a sua profissão, mais cedo ou mais tarde o Marketing poderá ser a ferramenta que fará a diferença na sua performance e no seu relacionamento com o seu cliente. Este tema, que parece ser tão confuso e complexo, cheio de termos em inglês, é capaz de impulsionar o sucesso de qualquer organização, independente do seu tamanho ou setor de atuação.

 

A boa notícia é que, na verdade, não é tão confuso e complexo assim! Meu objetivo aqui é fazer com que você entenda como as principais ferramentas do Marketing podem ajudar você, como empresário, a melhorar a sua gestão dentro do seu mercado de atuação e fazer com que a sua empresa cresça e lucre mais. Nas próximas colunas vamos conversar sobre Marketing e empreendedorismo de forma simples e descomplicada para você entender como esta ciência poderá levar a sua carreira para um patamar mais elevado.

 

De forma simples e resumida, o Marketing é a área da Administração de Empresas responsável por desenvolver estudos e desenhar estratégias para entender as necessidades e desejos dos seus clientes, atendê-los onde eles estiverem, criar produtos e serviços relevantes e estabelecer relacionamento com o seu público alvo comunicando toda esta cadeia de valor de maneira clara e eficaz. Em essência, o marketing é sobre criar e manter relacionamentos lucrativos com os clientes, atendendo aos seus desejos e necessidades.

 

Seja você um profissional liberal, um empresário autônomo, um micro empreendedor ou um empresário de porte maior, você deve concordar comigo que, ao atender bem o seu cliente e manter um relacionamento comercial duradouro e saudável com ele, é muito positivo para a sua empresa. Para isso, as ferramentas de marketing são fundamentais, desde a pesquisa de mercado até o pós vendas.

 

Estas ferramentas, quando bem trabalhadas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa ou de um profissional. Um planejamento estratégico bem estudado e definido pode ser a maneira pela qual uma marca vai ou não se destacar em um mercado lotado e atrair seus clientes.

 

Algumas destas ferramentas, que podem facilmente ser executadas por profissionais de quaisquer setores da economia, são a pesquisa de mercado, o posicionamento da empresa, definição de identidade, planejamento estratégico de mercado, planejamento de comunicação, estratégia de vendas, presença e gestão em redes sociais, gestão de relacionamento com o cliente, pós venda, entre inúmeras outras iniciativas que quando bem executadas farão toda a diferença na construção da marca e na geração de receita e lucro, possibilitando o seu crescimento e a sua expansão.

 

Em empresas maiores o Marketing atua como orientador nas estratégias de segmentação de mercado, branding, publicidade e marketing digital, auxiliando essas empresas a aumentar sua base de clientes, entrar em novos mercados e construir uma reputação sólida. Então, seja qual for o tamanho da organização, o Marketing tem o poder de direcionar esforços, ampliar o conhecimento sobre o mercado e sobre o cliente com o objetivo de trazer novas vendas e lucros maiores.

 

Da próxima vez que você for alcançado por um anúncio ou postagens sobre Marketing nas suas redes sociais, você já terá uma visão mais clara sobre o motivo de você estar vendo este assunto com mais frequência. Entenda que ao saber, e ao aplicar as estratégias de Marketing no seu negócio, você estará não só colocado a sua empresa em um nível muito maior de profissionalização e posicionamento, como também entregando mais valor para o seu cliente. O resultado destes dois fatores é o mesmo: mais sucesso para a sua empresa e lucros cada vez maiores.

 

2 Comments

  • Muito bom

  • Parabéns Ana Claudia, me lembrou uma citação antiga: se propaganda não valesse a pena igreja não bateria sino. 👏👏🎯

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *