Pular para o conteúdo
CABECA-HOME-BRUNO

O frio dos termômetros contaminou a eleição para a Prefeitura de Curitiba

21/08/2024

As baixas temperaturas das frentes frias que estão afetando a Capital devem ter congelado o clima da campanha eleitoral para prefeito de Curitiba.

Poucas vezes acompanhei uma eleição tão distanciada da população. Com tantos candidatos e tantos recursos de comunicação disponíveis, faltando 45 dias para a data da votação, mais da metade da população ainda não sabe em quem votar, muitos nem sabem quais são os candidatos que estão na disputa.

É difícil ver um debate acalorado entre pessoas comuns nas ruas, em casa e em seus locais de trabalho sobre as qualidades e defeitos dos concorrentes. Parece que só os candidatos e a Justiça Eleitoral estão participando “burocraticamente” do processo.

Provavelmente, candidatos e partidos estão apostando suas fichas no Horário Eleitoral Gratuito na TV/Rádios e na força das redes sociais. Será falta de dinheiro para campanha?

Esta semana já teremos divulgação das primeiras pesquisas feitas após a definição dos candidatos.

Vamos torcer para que os números sirvam de combustível para aquecer a eleição e aumentar o interesse do curitibano com relação aos destinos de sua cidade.

Com a divulgação das pesquisas todos se manifestam e se movimentam para usar os números como material de campanha.

O que aparece em primeiro reproduz ostensivamente os resultados, agradece e elogia o trabalho dos Institutos, e todos os outros candidatos atacam de forma ferrenha para desqualificar a informação.

Em função do pouco interesse do eleitorado até agora, as primeiras pesquisas devem trazer poucas mudanças em relação aos levantamentos anteriores, mas com certeza vão aquecer as turbinas das campanhas que tem candidatos com alguma chance e verba para tal.

O prazo é muito curto e quem quiser bons resultados terá que partir com tudo já nos primeiros movimentos.

É como uma corrida de 100 metros, é explosão e chegada.

Vamos aguardar os próximos passos para entender como o eleitor está participando do seu próprio futuro.

Leia outras colunas do Bruno Lopes aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *