A primeira pesquisa eleitoral realizada após o registro dos 10 candidatos que vão disputar a Prefeitura da Capital repete, praticamente, os mesmos números da última pesquisa realizada no início do mês de julho.
A Radar Inteligência divulgou, nesta quinta-feira (22), a pesquisa realizada entre os dias 19 e 21 de agosto e os resultados mostram que os eleitores de Curitiba estão com as mesmas escolhas de 50 dias atrás, conforme o levantamento da Paraná Pesquisas realizado entre os dias 29 de junho e 3 de julho.
Todas as diferenças ficam rigorosamente dentro da margem de erro declarada pelos institutos.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel se mantém em primeiro com 25,1%, dez pontos atrás vem um segundo bloco com três candidatos brigando, dentro da margem de erro, pela segunda posição. O destaque é a inversão de posição entre Ney Leprevost, com 15,7%, que passou Luciano Ducci, que agora tem 13,8%, seguidos por Roberto Requião com 12,6%.
Na sequência vem Maria Victória com 5,4%, Luizão com 5%, Cristina Graelm com 3,7%, Andrea Caldas com 1,2%, Felipe Bombardelli com 0,5% e Samuel de Mattos também com 0,5%. Ainda não sabem em quem votar 10,2% e 6,3% pretendem votar em Branco ou anular o voto.
Se o primeiro turno da eleição fosse hoje, com estes números, teríamos um segundo turno entre Eduardo Pimentel e Ney Leprevost.
Apesar destes números, a campanha que inicia agora pode mudar muito o cenário, considerando que na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, 71,9% dos entrevistados ainda não definiram seu voto.
Então, podemos dizer que agora é que começa a campanha de verdade.
O candidato que aproveitar melhor seu espaço e tempo no Horário Gratuito na TV, nas rádios, redes sociais e nos debates tem possibilidade de conquistar uma parcela destes indecisos.
Outra informação confirmada por esta pesquisa é que a rejeição dos candidatos, pelo memos neste momento, não tira nenhum do páreo.
Resultados da Pesquisa Espontânea
Eduardo Pimentel 11 %, Ney Leprevost 3.8 %, Luciano Ducci 3.2%, Roberto Requião 2.7%, Maria Victoria 2.7%, Luizão Goulart 2.5%, Cristina Graeml 2.2%, Andrea Caldas, Felipe Bombardelli e Samuel de Mattos não foram citados espontaneamente.
Não sabe/não opinou: 71.9%
Resultado da Pesquisa sobre Rejeição (pergunta: Em qual destes candidatos Não Votaria de Jeito Nenhum)
Roberto Requião 27%, Luciano Ducci 14.1%, Ney Leprevost 8%, Maria Victoria 7,9%, Eduardo Pimentel 6,7%, Luizão Goulart 3,9%, Cristina Graeml 3,4%, Professora Andrea Caldas 2,3%, Felipe Bombardelli 2,2 %, Samuel de Mattos 1,9%, Não sabe/não opinou 23,6%.
Registro das Pesquisas
A Radar Inteligência entrevistou 816 pessoas de 16 a 24 anos entre os dias 19 e 21 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número 03410/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possui grau de confiança de 95,5%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos. A rádio Banda B foi quem contratou a pesquisa.
A pesquisa da Paraná Pesquisas realizada em julho, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-04643/2024, entrevistou 800 eleitores entre os dias 29 de junho e 3 de julho. A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Leia outras colunas do Bruno Lopes aqui.