Pular para o conteúdo

Decoração de Natal sim, por favor!

14/12/2022

Quem o diz é o ‘Journal of Environmental Psychology’, que recentemente publicou um estudo que revela que as pessoas que decoram para o Natal são mais amigáveis e acessíveis com os seus vizinhos e, consequentemente, mais felizes. “Os resultados mostram que os moradores usam a parte exterior das suas casas (com a decoração de Natal) para comunicar o apego, e possivelmente para se integrarem nas atividades sociais de um determinado bairro,” diz a publicação.

Se estamos mais felizes por decorarmos as nossas casas ou se simplesmente temos pressa para acender as luzes da época, essa é a grande questão que se levanta, mas, para tal pergunta, ocorre-nos uma citação de Steve McKeow, um psicanalista, que diz: “Num mundo cheio de stress e ansiedade, as pessoas querem associações que os façam felizes. E as decorações de Natal têm esse poder pelo fato de evocar os sentimentos fortes da alegria infantil; serve como uma âncora para os sentimentos mágicos. Sendo assim, este tipo de decoração prolonga a felicidade,” afirma à edição espanhola da revista AD.

Portanto, faltam 10 dias para um dos feriados mais esperados do ano: o Natal!

Está chegando a hora de reunir os familiares para aproveitar a ceia, o amigo secreto e todas as outras tradições que fazem parte desta época do ano.

Mesmo que a sua casa não tenha siso eleita para receber as festas deste ano, você provavelmente já deve estar preparando a décor dos ambientes. Para ajudar a não deixar nenhum detalhe de fora, listei abaixo tudo, ou quase tudo o que não pode faltar na sua decor de final de ano!

 

Árvore de Natal

Ainda não teve tempo de montar a árvore de Natal na sua sala de estar? Então é hora de decidir qual estilo você quer para este ano. Seja grande ou pequena, com enfeites tradicionais ou diferentes, é possível inovar e montar um cantinho natalino minimalista, clássico ou até mesmo mais colorida.

 

Guirlanda

A guirlanda é um dos enfeites mais tradicionais e não pode faltar na sua casa! Logo na entrada, serve para dar um charme todo especial e surpreender positivamente os convidados do seu Natal. Também é possível inovar e pendurá-la em outros locais da sua casa! O segredo é usar a criatividade.

 

Decoração de parede

As paredes são parte importante da sua decoração de Natal! Sem gastar muito, é possível investir em enfeites simples e que já serão responsáveis por dar um toque totalmente diferente para as festas.
Desde o tradicional Papai Noel em suas diferentes versões, até meias, laços, bolas, botas e itens que estão na moda, como em macramê: tudo isso pode servir de base para preencher as paredes vazias de casa neste Natal.

 

Enfeites para a mesa

Seja para receber pouca ou muita gente, não tem jeito: uma mesa posta bem bonita faz toda a diferença na ceia de Natal. Seja ela rustica, clássica, com flores, minimalista, além de utensílios com estampas temáticas, você também pode apostar em novas funções aos objetos decorativos ou, ainda, em cores diferentes da paleta de cores tradicional desta época do ano.

 

Velas

As velas são ótimas opções para introduzir o clima natalino na sua casa. Seja na cor branca tradicional ou coloridas, de tamanhos menores ou maiores, esses itens trazem elegância e, de quebra, ainda podem deixar a casa muito mais perfumada – no caso das velas aromáticas.

 

Almofadas

As almofadas natalinas ajudam a dar um toque especial na decoração da data mais esperada do ano. Combine-as em tons fortes em móveis mais claros ou neutros.

 

Luzes

Existe coisa mais a cara do Natal do que uma casa cheia de luzes? E aqui pode ser de todo tipo: coloridas, douradas ou prateada, as luzinhas são responsáveis por instaurar de vez o clima de festas de fim de ano.
“As luzes podem aumentar os níveis de energia, aumentando a felicidade. Além disso, para muitas pessoas, o Natal é um momento mágico, de inocência e alegria, que traz lembranças felizes da infância”, explica a psicóloga Deborah Serani.

Portanto, decorar a casa, definitivamente, pode alterar o humor. A decoração de Natal tende a aumentar os níveis de dopamina, um hormônio associado ao bem-estar. Isso cria uma mudança neurológica que pode produzir felicidade.

Então, é Natal!

 

Confira aqui outras colunas da Cynthia Karas.

Leia mais notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *