HojePR

Curitiba e a Democracia. Parabéns pelo seu Aniversário

27/03/2023
curitiba

Consta que a hipótese mais popular da origem do nome da cidade de Curitiba é a de que este derivaria das palavras em tupi, “coré” que seria algo como pinheiro e “etuba” que é um sufixo que indica ajuntamento, portanto, seria algo como “ajuntamento de pinheiros”. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693. Falar sobre Curitiba e seus habitantes exige coragem. Alguns falam que Curitiba aproxima-se de uma cidade da Europa, não traduzindo o Brasil. Ao meu modo de ver, essas comparações estão erradas. Curitiba representa sim o Brasil, (aliás, o país que evoluiu), sendo que em determinados aspectos é melhor que a maioria das cidades europeias, a exemplo de seus parques, planejamento urbano e de qualidade de vida. Aliás, como Curitibano raiz não poderia pensar diferente.

 

Ora, somente os curitibanos e habitantes de Curitiba (aqui inseridos os habituais turistas) podem diuturnamente, querendo, desfrutar do privilégio de passear (e/ou correr) no Parque Barigui, frequentar o restaurante Madalosso no bonito bairro de Santa Felicidade, visitar o Museu Oscar Niemeyer (conhecido como “Museu do Olho”), além do Jardim Botânico e da Ópera de Arame e sua pedreira. Caso queiram passear, então, os locais são inúmeros, a exemplo do Setor Histórico onde encontram-se as ruínas de São Francisco, a rua das Flores, o Passeio Público, Bosque do Papa, Bosque do Alemão, além do Parque Tingui e Parque São Lourenço, dentre outros. O curitibano, também, aprecia frequentar shows e peças de teatro, nos teatros Paiol, Positivo e Guaíra.

 

Não poderia deixar de citar a Universidade Federal do Paraná e o seu prédio histórico, um dos símbolos de Curitiba, onde encontra-se sua Faculdade de Direito, ambiente de conhecimento e resistência democrática, na qual tive o privilégio de estudar no meu mestrado e doutorado. Aqui a origem dos ensinamentos deixados por inúmeros juristas, a exemplo de Rubens Requião, José Lamartine Correa de Oliveira, Egas Dirceu Moniz de Aragão e Luiz Edson Fachin, cujas lições extrapolaram as fronteiras do Brasil. Esse espaço, porém, infelizmente, não permite nominar todos aqueles que compartilharam o conhecimento jurídico e dedicação ao estudo do direito, buscando uma sociedade mais justa e solidária.

 

Mesmo assim, não se pode deixar de registrar que em 1978, mesmo sob o peso da ditadura militar, Curitiba organizou a Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, coordenada por Eduardo Rocha Virmond e Raymundo Faoro, ocasião que houve expressa oposição à ditadura, a restrição à liberdade de imprensa e a perseguição aos cidadãos livres. Em síntese, esse encontro disseminou o movimento de restauração da democracia. Coincidência ou não, dez anos depois, ou seja, em 05 de Outubro de 1988 foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. Ou seja, a Constituição Cidadã. Portanto, Parabéns Curitiba pelo seu aniversário. Viva, seus ideais democráticos e seu povo.

 

Leia outras colunas Direito e Justiça aqui.

1 Comentário

  • E esqueceu o Comício das Diretas em 1984?
    E os prefeitos biônicos?
    Os governadores curitibanos biônicos?
    Faltou mais sal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *