Hoje ocorre a cerimônia de entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao advogado José Lucio Glomb, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Paraná e do Instituto dos Advogados do Paraná. É uma homenagem mais que justa a quem ostenta no currículo iniciativas ousadas, como a campanha “Paraná que Queremos”, responsável por trazer à tona os desmandos cometidos nos porões da Assembleia Legislativa na primeira década do milênio. Além de advogado bem-sucedido, é um exemplo de cidadão sério, dedicado e leal.
Interessante notar que, nascido em Porto União e Cidadão Honorário de União da Vitória, Glomb faz parte de um grupo de pessoas com a mesma origem, atualmente exercendo cargos de grande destaque na área jurídica. A seu lado, alinham-se, por ordem alfabética:
Célio Horst Waldraff, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; Fernando Quadros da Silva, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; Luiz Carlos Gomes Mattos, ministro e ex-presidente do Superior Tribunal Militar; Luiz Fernando Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; Marilena Indira Winter, presidente da Ordem dos Advogados do Paraná, e Tarcísio Kroetz, vice-presidente e futuro presidente da Federação Nacional dos Institutos de Advogados, e ex-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná. É uma impressionante conjunção de fatores. Não lembro de haver coincidência semelhante em alguma outra cidade paranaense, incluída a capital.
É verdade que as chamadas gêmeas do Iguaçu já geraram muitos expoentes da vida política, tanto no Paraná como em Santa Catarina.
A começar por Lauro Müller Soares, prefeito de Porto União em três mandatos, depois vice-prefeito de União da Vitória e deputado estadual pelo Paraná, ainda que fosse natural de Minas Gerais. Dr. Lauro deixou filhos que também ocuparam cargos políticos, como o ex-deputado estadual Luiz Roberto Soares, o Koski, e Caio Márcio Soares, ex-conselheiro do Tribunal de Contas – ambos falecidos.
A maior expressão política da região foi Anibal Khoury, deputado estadual em inúmeras ocasiões, presidente da ALEP e influente em todas as instâncias do poder estadual.
Hoje a região está representada por Santin Roveda, ex-prefeito de União da Vitória e atual Secretário de Justiça e Cidadania do PR, assim como pelo deputado estadual Hussein Bakri, também ex-prefeito da cidade e atual líder do governo na Assembleia Legislativa.
Mas nada de compara aos sete nomes da área jurídica. Sua ascensão na mesma época aos cargos de direção das entidades que representam é um fato a ser estudado. Sugiro até que seja objeto de um ensaio: Porto União da Vitória e Seus Sete Expoentes do Direito.
Leia outras colunas do Ernani Buchmann aqui.